25 de abril de 2024

Garmin lança novos modelos de GPS para bicicletas

Os novos modelos da Garmin, o Edge 510 (esquerda) e o Edge 810
Os novos modelos da Garmin, o Edge 510 (esquerda) e o Edge 810, contam com tela touchscreen e Bluetooth

 

O fabricantes de receptores GPS Garmin lançou esta semana na CES 2013 (Consumer Electronics Show), dois novos aparelhos de GPS voltados para os praticantes de ciclismo. Trata-se dos modelos Edge 510 e Edge 810. de acordo com o fabricante, os produtos deverão estar disponíveis para a venda no fim de janeiro, no website oficial da Garmin.

O Garmin Edge 810 é o novo modelo topo de linha da série. Externamente, pouco se diferencia do modelo anterior, o Edge 800, com seu display de 2,6 polegadas e seus três botões físicos: Um na lateral esquerda, com as função liga/desliga e dois abaixo da tela (início/parada e lap/reset, respectivamente). Excetuando-se esses controles, toda a navegação é realizada diretamente na tela touchscreen, que pode ser utilizada mesmo com luvas.

A interface gráfica mudou, tornando-se um pouco mais intuitiva em relação Edge 800. As principais funções entretanto, permanecem mais ou menos as mesmas.

O principal diferencial do Edge 810 em relação ao seu predecessor é a interface Bluetooth, que permite conectar o Edge 810 com seu smartphone através do aplicativo Garmin Connect Mobile (disponível para iPhone ou Android), tornando possível compartilhar online dados com seu treinador ou parceiro de treinos. A ideia parece boa, mas na prática obriga o ciclista a ter que levar para seus treinos não só o GPS, mas também seu celular. E é bem possível que, em um futuro próximo, já tenhamos aplicativos para smartphones que já façam todo o trabalho sem a necessidade do Edge.

Confira as especificações:

  • Tamanho: 93 x 53 x 25 mm
  • Peso: 97g
  • Características externas:
    Três botões físicos (liga/desliga, iniciar, volta)
    Tela colorida touchscreen
    Porta USB
    Slot para cartão de memória MicroSD
    Altímetro barométrico
  • GPS: Standard GPS array
  • Navegação: Via mapas (não fornecidos)
  • Bicicletas: Até cinco modelos
  • Telas: até cinco painéis configuráveis, com até 10 informações simultâneas cada um, além de mapa, elevação, parceiro virtual e navegação
  • Funções: Tempo, distância, velocidade, calorias, navegação, elevação, frequência cardíaca, cadência, temperatura, nível de bateria, etc.
  • Aplicativo para samrtphones: Uploads e downloads para o  Garmin Connect, compartilhamento de informações com mídias socias, monitoramento remoto online, alertas de tempo
  • Comunicação de dados: ANT+ e Bluetooth
  • Duração da bateria: 17 horas
  • Preço sugerido (nos EUA): US 499,99 (unidade básica, sem sensor de cadência e cinta de monitoramento cardíaco
  • Disponibilidade: a partir de 28 de janeiro

Sem mapas – Outro modelo lançado pela Garmin, o Edge 510, possui funções similares, porém sem a possibilidade de carregar mapas. Em relação ao modelo anterior, o Edge 500, o novo modelo agora conta com tela touchscreen e menu mais intuitivo. Ao contrário do modelo 810, o Edge 510 não possui sistema de mapas e navegação, apenas registra o trajeto para posterior análise do mesmo em um computador ou tablet.

Confira o vídeo de apresentação dos novos modelos:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização