20 de abril de 2024

Renovo Bicycles, as impressionantes bikes fabricadas em madeira

Fabricante oferece uma gama extensa de quadros de madeira, que vão desde mountain bikes aro 29″ a modelos de estrada, de passeio e de triathlon

Bicicletas com quadro em madeira não são necessariamente uma novidade no mercado. Muitos fabricantes experimentam diferentes materiais para a fabricação de seus quadros, e entre estes também se inclui a madeira. O fabricante Renovo Bicycles entretanto leva a confecção de quadros em madeira a um novo patamar na indústria.

Pode parecer estranho, mas a madeira é um material para a confecção de quadros de bikes por excelência. Entre as características que fazem do material uma opção interessante estão o baixo peso, resistência e conforto.

A Renovo oferece uma gama muito extensa do componente, que vão desde quadros 29er para mountain bike, passando por vários modelos de estrada, de passeio ou de triathlon. Embora pode parecer estranho que um fabricante de bicicletas escolha como matéria prima para seus produtos a madeira, os projetistas da Renovo explicam a razão de tão insólita decisão: “Escolhemos a madeira não porque seja apenas um material diferente ou mais sustentável ambientalmente, mas simplesmente porque acreditamos que suas características se adaptam perfeitamente a maioria dos requisitos de construção de uma bicicleta melhor do que qualquer outro material. O rendimento da madeira tem sido comprovado durante muitos anos em aplicações estruturalmente mais exigentes que em uma bicicleta. Para se ter uma ideia, o avião bombardeio mais eficaz da  Segunda Guerra Mundial foi o Mosquito, uma aeronave britânica completamente construída em madeira, capaz de superar os 630 km/h.”

R3 mappad“Com o passar dos anos, a madeira foi gradativamente substituída em aplicações de alto rendimento por diversos tipos de ligas metálicas ou plásticos, devido ao fato de que a madeira é um material mais difícil de trabalhar. O design de produtos em madeira é mais trabalhoso e as propriedades da madeira variam segundo suas espécies, além do fato de que a carpintaria é uma arte muito exigente. Devido a estes fatores, sua produção em massa não é considerada rentável para a maioria dos fabricantes. Porém, quando a produção é limitada e as propriedades da madeira são trabalhadas para serem otimizadas, o resultado final é muito difícil de ser superado.”

Os engenheiros da Renovo Bicycles apresentam um conceito muito interessante e que faz sentido perfeitamente. Enquanto a maioria dos fabricantes de bicicletas do mundo competem entre si para obter a melhor e mais leve fibra de carbono, nos parece no mínimo curioso que este fabricante opte por seguir um caminho diferente com a construção de seus quadros em madeira.

Ainda que fique claro os benefícios da madeira na construção de quadros, as cifras não enganam a ninguém. Assim como citado avião Mosquito, seus preços também andam nas nuvens! Um quadro da marca não sai por menos US$ 2.000!

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização