19 de abril de 2024

Como determinar a altura correta do guidão de sua bicicleta

Este ajuste que costuma ser ignorado pela maioria dos ciclistas possui um papel determinante na hora das descidas e subidas com a bike

Enquanto a altura do selim costuma receber seus devidos cuidados, geralmente o ajuste da altura do guidão obedece mais aspectos estéticos e de conforto do que pela performance em si. Na verdade, trata-se de um ajuste importante, já que ele determina como o peso do ciclista é distribuído sobre a bicicleta: quanto mais alto está o guidão em relação ao selim, menos peso suportam as mãos. E isto tem relação direta com a questão do controle da bicicleta nas subidas ou descidas.

Um guidão mais alto em relação ao selim terá como resultado uma bicicleta mais manobrável nas descidas, já haverá menos peso sobre a roda dianteira. Por outro lado, esta mesma configuração trará problemas nas subidas, já que sem peso sobre a roda da frente teremos uma bicicleta nervosa e com pouca estabilidade, com tendência a empinar. Já um guidão baixo em relação ao selim fará com que mais peso seja aplicado às mãos do ciclista, tornando a bicicleta pouco manobrável nas descidas e com melhor tração nas subidas.

O lógico seria mantermos um meio termo entre os dois extremos, já que nem só de subidas ou só de descidas são feitas nossas trilhas.

A importância do ajuste correto da altura do guidão não está na altura do mesmo em relação ao solo, mas sim em relação ao selim. Para medir esta relação, o mais prático é colocar a bicicleta em uma posição perfeitamente horizontal e medir a ditância entre a parte central do selim até o solo, assim como a distância entre as manoplas do guidão até o solo. A diferença entre estas duas medidas será o valor referencial. Por exemplo, se o selim está a 110 cm do solo e o guidão a 107 cm, a relação selim-guidão será -3 cm. Não há nenhuma norma ou método de cálculo para determinar a altura do guidão, já que isto irá depender das características de dirigibilidade que queremos dar a nossa bike. Mas por experiência própria podemos estabelecer referências em função da altura do ciclista para bicicletas de mountain bike.

Altura do ciclista Diferença de altura entre selim e guidão
160-170 cm Entre 2 e -2cm
170-180 cm Entre -2 e -5cm
Más de 180 cm Entre -5 e -8cm
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização