26 de abril de 2024

El Burro, o bagageiro para bikes full suspension

Empresa espanhola cria bagageiro traseiro articulado para uso específico com mountain bikes full suspension, compatível com bikes aro 26, 27.5 e 29 polegadas

El_BurroSe a sua bicicleta é do tipo full suspension e você quer fazer cicloturismo com ela, sem dúvida o dilema de qual o melhor modelo de bagageiro para ela passou pela sua cabeça. A maioria dos bagageiros disponíveis no mercado não foram feitos para este tipo de bike, sendo fixados, via de regra, na blocagem traseira e no canote do selim, impedindo desta maneira a livre movimentação da balança traseira no caso das bikes de dupla suspensão. Alguns modelos se propõem a resolver o problema, ficando fixo apenas pelo canote do selim. Isto trás alguns inconvenientes. Em primeiro lugar, há o limite de peso. Dificilmente encontraremos um bagageiro deste tipo que aguente mais dio que 5 quilos de peso. Mais do que isto, o risco de se entortar o canote por excesso de peso é real e certo.

Pensando nisto, a Joseph&Son, uma pequena empresa familiar de Valencia, Espanha, propõe uma solução bastante interessante. Trata-se do El burro, um bagageiro para uso específico em bikes full suspension.

O sistema é embasado nos seguintes princípios:

  1. Não danificar o quadro da bike, obrigando-o a suportar cargas para o qual não foi desenhado;
  2. Poder transportar uma carga considerável afetando o mínimo possível o funcionamento da suspensão traseira e a dirigibilidade da bicicleta em geral.

comportamiento-portabultos_burroEl Burro possui, assim como bagageiros comuns, dois pontos de ancoragem na bicicleta, que são: A blocagem da roda traseira e o canote do selim. O diferencial está no braço articulado que prende o bagageiro ao canote do selim, que possui três pontos articulados de maneira a trabalhar em conjunto com o sistema de suspensão, aumentando o conforto ao pedalar e favorecendo o controle da bicicleta.

O produto é fabricado totalmente a mão em Valência, Espanha, em duas versões, uma para bicicletas com aros 26 e 27,5 e outro para rodas de 29″. O preço aproximado para venda na Europa é de 135 euros.

Confira abaixo o vídeo do bagageiro El Burro em ação:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização