26 de abril de 2024

Cinco dicas para evitar lesões ao praticar o mountain bike

Como prevenir as lesõesLesionar-se é uma dos maiores temores de qualquer atleta, incluindo os ciclistas, amadores ou profissionais, já que uma lesão pode significar um retrocesso na evolução de nossos treinos ou pedaladas. Por este motivo, é necessário ter em mente alguns princípios básicos para se evitar que uma lesão se torne uma realidade.

Neste artigo, destacamos algumas dicas a serem levadas em consideração na hora de se treinar com a bicicleta, afim de evitarmos lesões.

Escute o seu corpo

Antes de mais nada, precisamos saber quais são os nossos limites físicos. Cada pessoa é capaz de chegar até um determinado ponto, já que não somos todos iguais e fatores como experiência, condicionamento físico, saúde e fatores genético irão demarcar os limites de cada um. O principal é saber escutar nosso organismo, sem forçá-lo a realizar coisas que não somos capazes. O treinamento e o condicionamento físico decorrente de nossas pedaladas é algo que se adquire progressivamente, que aprimoramos no dia após dia.

Devemos evitar a todo custo treinar até o esgotamento nem pedalar por distância excessivamente longas, já que os riscos de lesão nestas situações aumenta consideravelmente. Debemos saber graduar nosso esforço e adequar a evolução dos treinamentos tendo por base a resistência de nosso organismo no momento em que nos encontramos.

Evite as dores

A dor não é um sintoma de trabalho bem feits ou de treinamento bem realizado. Muitas pessoas pensam erroneamente que se não há dor, não há desenvolvimento nem evolução nos treinos com a bicicleta. A dor é um sinal de que algo não está bem em nosso organismo. no mountain bike, quando surge a dor não devemos prosseguir treinando até que se encontre sua causa, já que o próximo passo após a dor é uma lesão que poderá nos afetar por muito tempo.

Utilize equipamento apropriado

Bike fitEscolher e utilizar corretamente um bom equipamento é um dos fatores a serem considerados para se evitar lesões em treinamentos em mountain bike. A correta utilização de capacetes, luvas e óculos de proteção nos protegerá contra lesões na cabeça, mãos e olhos. O uso de bermuda, calça ou brettele de ciclismo nos ajudará a melhorar nossa eficácia no pedalar. De igual importância está a utilização de camisas apropriadas que permitam uma rápida evaporação do suor, afim de manter uma correta temperatura corporal durante os treinos.

Certificar-se de que nossa bicicleta possui o tamanho correto para nossas medidas, se a posição do selim é adequada e que os demais componentes são adequados às nossas necessidades são fatores fundamentais para se evitar futuros problemas. No website Mountain Bike Brasília você encontrará diferentes artigos sobre como ajustar a bicicleta às suas medidas.

Uma má postura devido a um mal ajuste dos diferentes componentes de nossa bicicleta, ou uma bike de má qualidade também podem desencadear uma futura lesão. Uma consulta a um bom profissional de bike fit poderá evitar muitos problemas neste sentido.

Descanse o suficiente

O descanso é essencial para manter nossa musculatura e articulações em bom estado. O exercício é fundamental, mas de igual importância é o período de recuperação pós treino, para se evitar problemas que podem resultar em futuras lesões. Devemos respeitar um período de descanso entre os dias que vamos treinar com a bicicleta.

Da mesma forma, o ideal é mantermos um período de descanso entre diferentes grupos musculares. Por exemplo, se em um dia treinamos subidas, no treinamento seguinte podemos nos dedicar a treinar resistÊncia ou descidas técnicas.

Pratique aquecimento e alongamento, antes e depois

AlongamentoIsto já foi citado até a exaustão em livros, revistas, websites e consultas médicas. Mas a verdade é que os benefícios do aquecimento momentos antes do treinamento e o alongamento dos músculos após a finalização do treino podem prevenir o surgimento de lesões.

Aquecer antes do treinamento, mantendo uma marcha suave durante os primeiros 15 ou 20 minutos de pedalada, ativa a circulação sanguínea até os músculos e informa nosso organismo sobre o que vem pela frente. Alongar os músculos das pernas, tronco e braços após o treinamento ajuda a recuperação dos grupos musculares.

Também é altamente recomendável manter uma marcha suave durante os últimos 10 ou 15 minutos de pedalada, para potenciar a recuperação muscular .

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização