Como combater o mau cheiro das roupas esportivas e acessórios

Como eliminar o mau cheiro de roupas esportivas e acessórios

Mau cheiro

Por André Ramos* - Quem pratica ciclismo ou qualquer outra atividade esportiva sabe que muitas vezes, mesmo depois de lavadas, nossas roupas ficam com odor de suor. Em alguns casos elas ficam limpas e até cheirando amaciante, mas bastam 5 minutos em cima da bike para o odor reaparecer.

As roupas esportivas, por serem confeccionadas em tecido sintético, possuem uma trama muito densa de fibras. Elas são desenvolvidas assim para que a peça de vestuário possa ser resistente, leve e elástica. Isto entretanto, traz uma grande desvantagem: torna-se o habitat ideal de milhões bactérias, criadoras do mau cheiro. A boa notícia é podemos tomar algumas medidas simples para evitar os odores desagradáveis em nossas roupas, luvas, capacetes e outros acessórios. E mais, podemos literalmente aniquilar as bactérias causadoras do odor com um produto caseiro barato e eficaz: o vinagre.

Antes de mais nada, alguns conselhos básico para evitar que suas roupas de ciclismo criem vida própria e te ataquem quando você menos esperar:

O óbvio – “Não deixe suas roupas recém-usadas emboladas durante a noite e sem lavá-las”, diz o gerente de marca de roupas esportivas italiana Castelli, Steve Smith. “Em vez disso, lave-a logo após a pedalada”, e pendure-a em um varal para secar naturalmente, pois os tecidos sintéticos secam melhor ao natural do que em secadores”, diz Smith.

Evite o amaciante - Embora os amaciantes possam deixar suas roupas cheirosas por um momento, trata-se de uma medida paliativa, pois o amaciante não elimina as bactérias, só disfarça o cheiro. além disso, os amaciantes prejudicam a respirabilidade de tecidos de alta performance, de acordo com o gerente da Castelli.

Lysoform – O desinfetante a base de formol possui um alto poder germicida e bactericida, que limpa, desinfeta e desodoriza. Por outro lado é bastante tóxico e relativamente caro. Utilize-o na primeira lavagem de suas roupas, deixe agir por meia hora e repita o ciclo de lavagem. Também pode ser utilizado em capacetes, luvas e sapatilhas.

Combatendo o mau cheiro com um produto fedorento

VinagrePara higienizar nossas roupas e acessórios, podemos utilizar o vinagre, que leva vantagem sobre outros produtos industrializados por ser barato e eficaz. Além de todos os benefícios, o vinagre é menos prejudicial ao meio ambiente. O uso do vinagre na lavagem das roupas também diminui o gasto de água para o enxágue das peças, pois diminui a espuma e assim você enxágua com mais facilidade e economiza água.

O vinagre funciona bem na hora da limpeza por uma razão química: possui alta concentração de ácido acético. Essa substância desengordura, desinfeta, dá brilho e elimina odores. Por isso, está presente na maioria dos produtos de limpeza. O mais indicado para esse fim é o vinagre branco, de álcool, por ser neutro, sem corantes e sem o aroma de frutas presentes nos vinagres de outras cores. Além disso, ele é eficiente na remoção de manchas e no cheiro de mofo.

Roupas e luvas – Antes de lavar a roupa de ciclismo, deixe de molho em água com vinagre. Encha um balde ou tanque com água suficiente para cobrir as roupas, acrescente para cada 5 litros de água ½ copo de vinagre de álcool branco. Coloque as roupas de molho nesta mistura por no mínimo 30 minutos e depois, lave normalmente com água e sabão na maquina ou na mão.

Atenção!!! Sempre lave suas luvas separadamente das roupas.

Manchas – As roupas mancharam? Basta misturar, em um borrifador, a mesma quantidade de água e vinagre. Espirre sobre as manchas antes de colocar a peça para lavar. Espere a máquina encher e adicione à água uma xícara (chá) de vinagre branco puro. Depois é só lavar normalmente.

Capacete – Uma maneira muito eficaz de acabar com odores no capacete é lavá-lo em uma mistura de água, sabão neutro e vinagre. Utilize meio copo de vinagre branco para um balde de água. Deixe o capacete de molho dentro do balde (utilize algum peso em cima do capacete, ou ele irá flutuar. Deixe de molho por meia hora, enxague vigorosamente e deixe secar a sombra.

Caramanhola – As garrafas de água, comumente conhecidas como caramanholas ou squeezes, podem ser higienizadas de forma eficaz com o vinagre. Lave sua garrafa normalmente com detergente neutro. Após enxaguar bem, preencha a caramanhola com 1/4 de sua capacidade com vinagre branco e o restante com água. Deixe assim por uma noite.

No dia seguinte, enxague muito bem a garrafa. ao secar completamente, a garrafa estará pronta para uso, higienizada e sem odor algum!

Sapatilhas e tênis - Mergulhe sua sapatilha ou tênis em uma solução de vinagre (2 xícaras de vinagre em 8 litros de água) por uma hora. Coloque algo pesado sobre os tênis para certificar-se de que eles fiquem submersos. Após o procedimento, lave normalmente e deixe secar completamente.

Uma maneira eficiente para prevenir o “chulé” é passar um pano embebido em vinagre no exterior e interior da sapatilha após sua utilização. Deixe secar bem e guarde-a em lugar arejado.

*André Ramos é editor do website Mountain Bike Brasília

Notícias relacionadas: