19 de abril de 2024

Posição de ataque: Como pedalar em pé nas subidas

SubidaA posição de ataque é uma técnica básica no MTB, que consiste em ficar em pé na bicicleta com os pedais paralelos ao chão. Ela é essencial para a realização de uma série de movimentos, dos mais simples aos mais complexos, além de proporcionar a potência e o equilíbrio necessários para superar os obstáculos. Sendo assim, é um dos primeiros fundamentos que um mountain biker precisa aprender para poder fluir no esporte.

Atenção ao terreno – A variação de superfície e topografia faz do MTB uma modalidade complexa, que exige muita técnica do ciclista, de modo que o posicionamento correto em cima da bike depende do tipo de terreno e situação enfrentada durante a prova ou treino. Para que o ciclista consiga pedalar em pé na bicicleta, por exemplo, o terreno deve ser sólido, como o asfalto, e não movediço como uma estrada de cascalho.

Postura e sincronia no movimento – Outro ponto importante é a sincronia das pernas com os braços e o tronco. Ao empurrar o pedal para baixo com a perna direita é necessário contrabalancear o movimento com o tronco e os braços pendendo para o lado esquerdo, mas sempre mantendo a bike em linha reta, sem fazer zigue-zague com as rodas — lembrando que os músculos estabilizadores (lombar e abdominal) devem também estar alinhados com a bike. Uma regra básica em relação ao posicionamento sobre a bicicleta ao pedalar é manter os membros superiores levemente relaxados — e não tensionados —, os músculos estabilizadores firmes e as pernas tensionadas, fazendo força como dois pistões.

Quando pedalar em pé – A potência gerada em pé é maior do que quando se pedala sentado, porém é difícil mantê-la por muito tempo. Isso porque a posição de ataque demanda mais energia do corpo, pois exige mais firmeza tanto nas pernas quanto nos braços. É uma técnica que pode ser utilizada para atacar (alcançar ou ultrapassar) o adversário, vencer uma subida curta e muito íngreme ou variar a posição em subidas longas, pois assim é possível descansar algumas fibras musculares e recrutar outras.

SubidaTipo de bike – A necessidade de adotar a posição de ataque também varia conforme o tipo de bike. Um modelo full suspension facilita a continuação do pedal independentemente do tipo de terreno, pois absorve mais impacto. Já uma hard tail exige que o piloto fique em pé mais vezes, tanto para absorver o impacto provocado pelas irregularidades do terreno quanto para ter mais agilidade e explosão no pedal.

A posição de ataque é uma técnica básica no MTB, que consiste em ficar em pé na bicicleta com os pedais paralelos ao chão. Ela é essencial para a realização de uma série de movimentos, dos mais simples aos mais complexos, além de proporcionar a potência e o equilíbrio necessários para superar os obstáculos. Sendo assim, é um dos primeiros fundamentos que um mountain biker precisa aprender para poder fluir no esporte.

Fonte: Prólogo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização