29 de março de 2024

São Paulo sediará encontro de fixeiros em novembro

FixOlimpíadas 2013A cidade de São Paulo será palco da quarta edição da FixOlimpíadas, competição que pretende reunir todas as tribos de fixeiros – os proprietários de bicicletas de roda fixa. O evento será realizado entre os dias 14 a 16 de novembro.

As inscrições, locais e horários das provas ainda não estão fechados, mas os interessados podem acompanhar na página da FixOlimpíadas no facebook e no site Pscycle.

As FixOlimpíadas será uma oportunidade do público interagir com competidores em provas muito pouco convencionais. Conheça algumas delas:

Track stand – É consireada a nobre arte do fixeiro. Trata-se de equilibrar-se parado sobre a bike o máximo de tempo possível. Durante a prova, não é permitido encostar qualquer parte do corpo em algum lugar que não seja a bicicleta, nem girar o pedal mais do que um sétimo de volta.

Skid
Skid

Skid – Derrapagem com a roda traseira travada. Cada competidor tem que passar com a roda traseira já travada pela largada e deve mantê-la travada por todo o percurso. Ganha quem for mais longe assim. Serão três baterias, sendo que na última só os cinco melhores classificados nas anteriores participam.

Anti-corrida – O oposto de uma corrida, ganha que chegar por último. Será motivo de desclassificação da prova retornar o percurso, ficar parado (track stand), por o pé no chão, encostar nos outros competidores.

Arrancada – Os competidores se alinham na linha de largada e disparam ao ouvir a ordem. Vence quem cruzar a linha de chegada primeiro.

Alleycat – Corrida urbana informal pelas ruas e becos.

Peanut – Algo parecido com pega-pega com bicicletas. Ciclistas confinados em um ringue tentam derrubar uns aos outros. Vence aquele que não tocar o chão.

Freestyle – Concurso de manobras em uma bicicleta fixie.

Best skid diferentex – Manobras realizadas em derrapagens, vence o competidor mais criativo.

Arremesso de objetos com skid – Os competidores tentam arremessar objetos variados com a roda traseira

Histórico – A primeira edição das FixOlimpíadas ocorreu entre os meses de julho e agosto de 2009 em São Paulo, seguida por uma segunda edição no mesmo ano, na cidade de Curitiba. A terceira e última edição foi realizada em São Paulo, em maio de 2010.

Assista o vídeo da primeira edição, realizada em 2009:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização