16 de abril de 2024

Desmonte e monte a corrente de sua bike com o PowerLink

Um acessório barato, pequeno e fácil de utilizar pode ser de uma enorme utilidade em situações como uma quebra de corrente no meio de uma trilha ou em casa, fazendo a manutenção de rotina de sua bike.

Trata-se do Powerlink, um link removível para corrente de bicicletas fabricado pela SRAM. Com ele, é possível montar e desmontar uma corrente em poucos segundos, sem o auxílio de ferramentas. Por ser de pequenas dimensões, pode ser levado em seu kit de ferramentas, para reparar a corrente em caso de quebra.

Uma das coisa mais desagradáveis que pode acontecer em uma trilha é justamente a quebra da corrente. Isto é causado basicamente por um ou mais dos fatores abaixo:

  1. Falta de manutenção da corrente (corrente ‘vencida’);
  2. Utilização de força excessiva com relação cruzada (coroa grande com pinhão do cassete grande);
  3. Pino de retenção gasto.

As correntes da Shimano são emendadas por meio de um pino específico, ligeiramente diferente dos demais, chamado de pino de retenção. O fabricante não recomenda que este pino seja reutilizado, devendo ser substituído a cada desmontagem da corrente.

Não sei a situação em outros estados, mas aqui em Brasília desconheço qualquer oficina que siga esta norma e troque o pino durante as revisões! Portanto, se você já fez mais que três revisões com a mesma corrente, comece a preocupar-se…

O pino de retenção para correntes Shimano custa em média 10 reais (pacote com dois pinos). Já o Powerlink pode ser adquirido pelo preço médio de 15 reais, nas opções para 7, 8, 9, 10 e 11 velocidades. Ao contrário do que muitos possam pensar, ele é compatível com correntes Shimano.

As vantagens de sua utilização são evidentes:

  • Facilidade de instalação e remoção da corrente, o que facilita sua limpeza e conservação;
  • Redução do risco da corrente quebrar no ponto de extração e
  • Possibilidade de se reparar uma corrente no meio da trilha sem precisar de sua chave de corrente.

Além da SRAM, a marca KMC também comercializam suas correntes com um sistema de link similar (chamado de Missing Link).

Assista o vídeo abaixo com instruções sobre como montar e desmontar um Powerlink (em inglês):

Para ajudar na operação, pode-se utilizar esta prática ferramenta caseira, que segura a corrente para enquanto você encaixa o Powerlink:

 Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização