24 de abril de 2024

Como baixar e instalar mapas gratuitos em seu aparelho GPS

Com o advento dos aparelhos de recepção GPS específicos para utilização em esportes outdoor, cada vez mais vemos praticantes de mountain bike fazerem uso desta tecnologia, seja para mapear suas pedaladas ou fazer trilhas inéditas utilizando o tracklog de um amigo.

Os aparelhos GPS utilizados em ciclismo estão divididos basicamente em duas categorias: aqueles que utilizam mapas e os que não os utilizam.

Os GPS que não utilizam mapas apenas registram o percurso do usuário e do tracklog importado, mas não os situam em um espaço, o que para quem faz trilha, convenhamos, não é muito prático. O melhor neste caso, é gastar um pouco mais e adquirir um GPS que tenha a função de importar mapas.

A Garmin, maior fabricante do mundo de aparelhos GPS e praticamente monopolizadora do mercado no Brasil (no que diz respeito a GPS para uso esportivo), produz uma grande variedade de modelos com características de importação de mapas, como os da série Edge (705, 800 e 810), além da série eTrex, Oregon, Monterra etc. O problema é que, apesar destes modelos importarem mapas, tecnicamente eles não vem com nenhum instalado de fábrica. Eu disse ‘tecnicamente’. Na verdade a Garmin fornece juntamente com seus produtos um mapa básico denominado ‘BaseMap”. E ponha ‘básico’ nisto! Na verdade, ele não serve para grande coisa, já que praticamente não há ruas e avenidas no BaseMap.

Existem duas soluções neste caso. A primeira é adquirir mapas da própria Garmin, que são caros e nem sempre correspondem a atualidade das ruas e trilhas no Brasil. A outra é baixar mapas fornecidos por grupos sem fins lucrativos, que disponibilizam mapas gratuitos como o Projeto TrackSource e o OpenStreet Map que, além da vantagem de serem baixados gratuitamente, são atualizados mensalmente por seus usuários.

Com isto, é possível ter em seu GPS mapas completos de sua cidade, roteáveis e com milhares de pontos de interesse, como restaurantes, postos de gasolina, radares (com aviso de proximidade), entre outros.

TrackSource ou OpenStreet Map?

OpenStreet MapO projeto TrackSource, criado em 2002, foi desenvolvido por brasileiros. Seus mapas cobrem todo o território do Brasil e contém as principais ligações rodoviárias e  o mapeamento urbano e rural detalhado em milhares de municípios.

Sua grande diferença em relação ao OpenStreet Map é que, por ser desenvolvido originalmente para o território brasileiro ele, via de regra, contém informações mais atualizadas de ruas, estradas e pontos de interesse que seu concorrente.

Por outro lado, como o OpenStreet Map é uma plataforma mundial, que disponibiliza mapas de outros países, coisa que o TrackSource não faz. Além disso, tenho percebido que, apesar de perder para o TrackSource em qualidade de informações sobre ruas e pontos de interesse de cidades, dá uma verdadeira lavada em seu concorrente no que diz respeito ao mapeamento de trilhas, pelo menos aqui em Brasília.

Na minha opinião, ambos os mapas tem suas vantagens e desvantagens. Se o cartão de memória de seu aparelho de GPS permitir, baixe os dois mapas e utilize-os conforme sua conveniência.

Como baixar

Fazer o download dos mapas para seu GPS é muito fácil. Tudo o que você precisa é de um computador com conexão com a Internet, um cabo USB, um cartão de memória MicroSD de, no mínimo 1GB e seu aparelho de GPS.

Baixando mapas do Projeto TrackSource:

  1. Conecte o GPS em seu computador, com o cartão MicroSD dentro dele;
  2. Abra o navegador do seu computador e vá ao endereço www.tracksource.org.br/index.php/downloads-mapas.html;
  3. Selecione a opção “Cartão SD” e faça o download do arquivo ZIP;
  4. Descompacte o arquivo ZIP;
  5. Copie o arquivo gmapsupp.img que estava dentro do arquivo ZIP, para dentro da pasta Garmin, localizada no cartão MicroSD de seu Garmin.

Baixando mapas do OpenStreet Map:

  1. Conecte o GPS em seu computador, com o cartão MicroSD dentro dele;
  2. Abra o navegador do seu computador e vá ao endereço http://garmin.openstreetmap.nl;
  3. Selecione a opção “Routable Bicycle (Openfietsmap Lite)”;
  4. Na opção “Choose a predefined country”, selecione South America => Brasil;
  5. Clique em “Download map now!”;
  6. Na página que abrir, selecione a opção “osm_generic_gmapsupp.zip”;
  7. Ao terminar o download, descompacte o arquivo ZIP;
  8. Copie o arquivo gmapsupp.img que estava dentro do arquivo ZIP, para dentro da pasta Garmin, localizada no cartão MicroSD de seu Garmin.

Utilizando os dois mapas no mesmo aparelho GPS

IMG_6318

É possível utilizar os dois mapas no mesmo aparelho de GPS, embora estes não possam ser utilizados simultaneamente.

Para isto, renomeie um dos arquivos gmapsupp.img para gmapsupp_2.img ou outro nome qualquer, mantendo a extensão “.img”.

Para selecionar qual mapa utilizar, ligue seu GPS e escolha qual mapa usar em “Menu” => “Settings” => “System” => “Map” => “Map Information (Select Map)” e habilite o mapa que você quiser utilizar.

Veja também:

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização