25 de abril de 2024

Construa um centralizador de rodas caseiro

Centralizador caseiroDepois do câmbio, as rodas provavelmente são os componentes de uma bicicleta que mais dão trabalho durante a manutenção. Raios quebrados, pancadas laterais ou mesmo uma roda mal ajustada de fábrica (coisa muito mais comum do que se imagina) podem comprometer seu dia de pedal na trilha, principalmente se você estiver longe de uma oficina mecânica.

Para se alinhar uma roda, é necessária a utilização de uma ferramenta chamada desempenadora ou alinhadora de rodas, um ferramenta altamente específica, volumosa e cara, não justificando portanto sua compra para uso doméstico.

Para utilização de emergência, é possível construir uma alinhadora de rodas utilizando apenas sua bicicleta e um zip-tie de tamanho médio. Basta virar a bicicleta de cabeça para baixo e prender o zip-tie no garfo ou no stay, na altura da roda (foto). Mantenha a ponta do zip-tie apontada para a parede lateral da roda, quase roçando-a.

Gire a roda para conferir o alinhamento. A presente dica serve também para alinhar discos de freio.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização