29 de março de 2024

Como limpar pastilhas de freio contaminadas com óleo

Uma solução emergencial simples para tentar ‘ressucitar’ as pastilhas de freio de sua bike

Uma das piores coisas que podem acontecer com um freio a disco é a sua contaminação por óleo. Ao ser aquecido pela fricção causada pelo contato das pastilhas com o rotor (disco), o óleo cria uma camada impermeável e escorregadia que além de reduzir consideravelmente a capacidade de frenagem, se torna uma fonte de ruídos irritantes.

Na maioria das vezes nada mais nos resta que substituirmos as pastilhas por outras novas. Isto é o ideal, mas nem sempre isto é possível, seja por questões financeiras ou disponibilidade do produto (cada marca de freio utiliza um tipo específico de pastilha, que nem sempre encontra-se disponível no mercado). Nestes casos, podemos tentar uma solução caseira para ‘ressuscitar’ as pastilhas de freio de sua bike.

Para isto iremos precisar de um pedaço de lixa fina, detergente lava-louça, álcool isopropílico e fósforos:

  1. Retire as pastilhas da pinça de freio (cuidado para não trocar a posição das mesmas);
  2. Lixe a superfície das pastilhas até eliminar a crosta brilhante de óleo;
  3. Limpe a pastilha com um pano limpo embebido em álcool. Em seguida, encharque as pastilhas em álcool e jogue fogo nelas (Não tenha medo! Pastilhas de freio foram projetadas para resistir a temperaturas muito maiores que esta!);
  4. Quando o fogo extinguir, espere alguns minutos até as pastilhas esfriarem e lave-as com detergente lava-louças comum.
  5. Espere as pastilhas secarem e em seguida monte-as na pinça do freio.

Aproveite para limpar também os rotores. Para isto, utilize um pano limpo que não solte fiapos embebido em álcool isopropílico, que pode ser encontrado em lojas de produtos para limpeza.

Discos de freio devem ser limpos com frequência com álcool isopropílico, evitando assim o acúmulo de resíduos que possam contaminar as pastilhas. Evite tocá-los, pois mesmo a gordura contida em nossas mãos é suficiente para contaminá-los.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização