20 de abril de 2024

Comparativo entre pedais: Crank Brothers Eggbeater x Shimano XT

O website norte-americano Bike Radar publicou esta semana um comparativo entre os dois pedais do tipo clipless mais populares do mundo, o Eggbeater da marca CrankBrothers e o pedal Deore XT M-780, da Shimano. De acordo com o artigo, o modelo da Shimano é superior em durabilidade em relação ao seu concorrente. Vamos a análise:

Os pedais CrankBrothers Eggbeater 3 utilizam eixos em liga de aço chromoly, envolvidos em um corpo de aço inoxidável. Uma única mola é a responsável pela tensão das quatro aletas responsáveis pela retenção do taquinho da sapatilha. Dois pequenos rolamentos selados garantem um giro suave nos pedais. Em relação ao seu concorrente da Shimano, o Eggbeater 3 ganha no critério peso, por ser 72 gramas mais leve. além disso, seu design minimalista retem menos lama e sujeira que o Shimano XT.

O modelo da Shimano também utiliza a liga de aço CrMo na confecção de seus eixos. A diferença fica por conta de seu corpo em alumínio com placas de retenção em aço inoxidável e molas no mesmo material nos dois lados do corpo. Ao contrário dos pedais da CrankBrothers, a Shimano utiliza o sistema de molas opostas que permitem ao usuário ajustar o nível de tensão das mesmas conforme seu gosto pessoal.

Como utilizam aço como matéria prima, os taquinhos da Shimano duram mais que os da marca CrankBrothers, que são feitos de bronze. Por outro lado, os taquinhos da Shimano possuem muito menos float que os da linha Eggbeater.

Confira na tabela abaixo as características de cada modelo:

CrankBrothers Eggbeater 3 Shimano M780 XT Vencedor
Preço US$120 (350 reais no Brasil) US$140 (320 reais no Brasil) CrankBrothers
Peso 278g (par) 350g (par) CrankBrothers
Flutuação 15° ou 20° Gosto pessoal
Reconstruível?  Sim Sim Empate
Durabilidade do taquinho Fraca Boa Shimano
Pontos de engate 4 2 CrankBrothers
Tensão ajustável? Não Sim Shimano
Bate ovos? Dizem que sim… Hã…não! CrankBrothers
Abre garrafa de cerveja? Não Saúde!!! Shimano

Por último, mas certamente não menos importante é a questão da durabilidade. A marca CrankBrothers disponibiliza kits com selos e rolamentos para a reconstrução de pedais Eggbeater. A Shimano por outro lado, não oferece este kit para seus pedais que, entretanto, duram muito mais.

Apesar do pedal CrankBrother Eggbeater 3 pesar 72g a menos que o rival, além de ser um pouco mais barato e reter menos lama, os pedais Shimano XT são referência de durabilidade.

Fonte: Bike Radar

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização