19 de abril de 2024

Protetores de quadro caseiros

Protetor de quadroExiste um componente da bicicleta que secretamente conspira para a ruína do quadro de sua bike. Trata-se do conduíte de câmbio ou freio, que apesar de sua importância inconteste, por ser montado rente ao quadro acaba por arranhá-lo devido ao atrito entre as partes.

Existem dezenas de soluções para o problema, todas custando mais ou menos caro. A Pro, subsidiária da Shimano, oferece um kit de proteção para o quadro, composto por vários peças emborrachadas que se prendem aos conduítes de câmbio ou de freio, impedindo-os de roçarem contra o quadro. Este kit geralmente é encontrado no mercado pelo preço de 50 reais.

Mas para que gastar cinquenta reais se você pode fazer um excelente substituto caseiro por apenas 10% deste valor?

Basta dar uma pedalada até a loja de aquarismo mais perto de você e adquirir meio metro daquelas mangueiras utilizadas em bombas de ar para aquários. Corte-as em pedaços e fazer um corte no comprimento das mesmas. Em seguida, basta encaixá-las na área onde o conduíte encosta no quadro conforme a foto.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização