24 de abril de 2024

Oito maneiras de se reciclar uma câmara de ar velha

Um dos problemas mais comuns que ocorrem em nossas pedaladas é ter a câmara de ar furada. Se a perfuração é pequena, dá até para remendar, caso contrário a substituição se faz necessária. E o que fazer com as câmaras de ar velhas que não podem ser mais utilizadas?

Com o aumento do número de ciclistas, cresce também a preocupação de como descartar adequadamente materiais como plástico, fibra de carbono e borracha sem agredir o maio ambiente. Uma forma encontrada para amenizar esse impacto é a reutilização e reaproveitamento de câmaras de ar velhas. Confira a seguir 8 ideias para reciclá-las:

Fita Anti-furos

A grande maioria dos furos são causados por pequenos objetos que incrustam-se nos pneus e que, pouco a pouco vão penetrando até perfurar a câmara. Uma alternativa para aumentar a proteção contra este tipo de furo é recobrir a parte interna dos pneus com uma câmara de ar velha. Embora não tenha a mesma eficiência de uma fita protetora como as famosas Mr. Tufy, são infinitamente mais baratas e diminuirão de forma significativa a ocorrência de furos deste tipo.

01

Instruções:

  1. Com o auxílio de uma tesoura, corte a câmara de ar no sentido longitudinal em ambos os lados da válvula.
  2. Coloque um dos pedaços da câmara de ar no interior do pneu a fim de formar uma cobertura entre a parte interna da superfície de rolagem do pneu e a câmara nova (foto).
  3. Coloque a câmara nova no pneu e infle-a um pouco, apenas para manter para manter a câmara velha na posição correta.
  4. Monte o pneu na roda e infle a câmara de ar nova na pressão indicada.

Extensor caseiro

Quem pratica ciclismo de mobilidade ou cicloturismo sabe o valor que um bom extensor pode ter na hora de prender volumes no bagageiro da bike. O único problema é que eles costumam desaparecer de nossas bolsas e mochilas de maneira inexplicável. Felizmente não há a necessidade de ficar gastando dinheiro com isto. Basta utilizar câmaras de ar como extensores. Graças a sua elasticidade e resistência, uma câmara pode substituir perfeitamente um extensor elástico para amarrar cargas no bagageiro da bicicleta.

02

Instruções:

  1. O único trabalho aqui é realizar dois cortes transversais afim de se retirar a válvula.
  2. Amarre uma das extremidades no bagageiro.
  3. Posicione a carga sobre o bagageiro e amarre-a firmemente, assegurando-se de manter uma tensão adequada.

Protetor de quadro

Outra aplicação para uma câmara velha é utilizá-la para proteger diversas partes do quadro da bicicleta, como por exemplo, os chainstays. O amortecimento causado pelas camadas de borracha fazem da câmara de ar velha um material perfeito para proteger o quadro contra o impacto da corrente sobre ele.

03

Instruções:

  1. Faça dois cortes transversais em ambos os lados da válvula.
  2. Faça um corte longitudinal ao longo de toda a câmara, a fim de abrir a mesma por completo e obter uma lâmina.
  3. No caso específico do chainstay, o ideal é recortar uma tira de 2 -4 cm de largura a qual enrolaremos ao redor do chainstay.
  4. Prenda uma das extremidades da fita da câmara e pressione-a contra o chainstay, enquanto envolvemos sua superfície assegurando que a fita não deslize.
  5. Corte o material excedente.
  6. Finalmente prenda as extremidades com zip-ties.

Prendedores elásticos

Uma das grandes invenções da humanidade são os elásticos de escritório, mais conhecidos como “liguinhas”. A partir de uma câmara de ar velha podemos construir centenas delas, com espessuras diferenciadas. Um exemplo  de aplicação para estes elásticos é a sua utilização como prendedor de correias do capacete (foto).

04

Instruções:

  1. Faça diversos cortes transversais na câmara. A largura das ligas irá variar de acordo com sua utilização.
  2. Use-a como uma liga normal.

Fita de aro

A fita de aro é aquela faixa que recobre o interior da aro de nossas rodas e que serve para proteger a câmara de ar de beliscões causados pelos nipples dos raios das rodas, os quais podem chegar a perfurar a câmara.

Via de regra, fitas de aro são relativamente baratas, mas sempre é melhor contribuir com o meio ambiente e reciclar uma câmara velha fazendo as suas.

05

Instruções:

  1. Pratique dois cortes transversais em ambos os lados da válvula para retirá-la.
  2. Faça um corte longitudinal ao longo de toda la câmara.
  3. Corte uma tira longitudinal com a largura adequada ao aro da roda. A fita de aro só precisa cobrir a parte mais profunda do aro (foto), onde se encontram os orifícios para os raios.
  4. Para saber a medida correta no comprimento,  passe a tira ao redor do aro e recorte o material excedente. Recomenda-se deixar uma sobra de 4 cm aproximadamente entre as extremidades da tira.
  5. Uma vez que a tira tenha as medidas necessárias, vamos coloca-la ao redor da parte interna do aro. É muito importante que ela fique o mais justa possível sem gerar tensão no material. As extremidades da tira deverão coincidir sobre o orifício da válvula.
  6. A seguir, utilize cola para remendos para fixar a tira na região interna do aro.
  7. Uma vez seco a cola, faça um orifício por onde passará a válvula da câmara.

Forro para corrente

Despois dos cadeados tipo U-Lock, uma das maneiras mais efetivas de se prender uma bicicleta é utilizando uma corrente de aço temperado junto com um bom candado. Para proteger a pintura da bicicleta podemos forrar a corrente com uma câmara de ar velha.

06

Instruções:

  1. Este procedimento é muito simples, basta cortar a câmara transvessalmente em ambos os lados da válvula.
  2. Passe uma das extremidades da corrente pela câmara câmara. Para maior facilidade utilize uma câmara com um diâmetro adequado ao tamanho da corrente.

Protetor de válvula

Em alguns aros de roda, as bordas do orifício de passagem da válvula podem cortar a base da válvula, danificando-a. Uma maneira de proteger esta área é utilizando um reforço feito com um pedaço de câmara de ar. Para este caso, recorte um pedaço redondo com um orifício no meio e coloque-o na válvula antes de passá-la pelo orifício do aro, reforçando a região.

07

Instruções:

  1. Recorte um círculo de 3-4 cm de diâmetro.
  2. Em seguida, faça um furo no meio pelo qual passará a válvula. Como a câmara de ar é elástica, faça um orifício que fique o mais justo possível.
  3. Prenda o recorte na válvula da câmara nova como na foto.
  4. Monte a câmara nova no aro.

Reformar uma cadeira

Até o momento vimos diferentes aplicações onde se reaproveitam câmaras de ar em nossa bicicleta. Entretanto, a utilidade das mesmas vai mais além. Este material é tão versátil que inclusive podemos utilizá-lo em casa. No exemplo abaixo, podemos usar várias câmaras para reparar uma cadeira como mostra a foto:

08

Instruções:

  1. Retire as válvulas realizando um corte transversal a cada lado delas.
  2. Amarre uma das extremidades da câmara em um dos tirantes da cadeira.
  3. Estique a câmara até o outro tirante da cadeira e faça uma volta para manter a tensão. Repita este passo quantas vezes for necessário.
  4. Amarre a outra extremidade da câmara.
  5. Repita o procedimento até cobrir toda a área do assento ou encosto da cadeira.

Estas foram 8 de muitas outras possibilidades de aplicações que se podem dar a uma câmara de ar velha. Há uma infinidade de usos e produtos que se fabricam com câmaras recicladas. você conhece mais alguma? Que outras aplicações você dá a suas câmaras de ar usadas?

Com atitudes como esta podemos contribuir com a redução de resíduos e contribuir para o Meio Ambiente, não apenas como ciclistas, mas como cidadãos responsáveis.

Lembre-se sempre:

  • Reduza
  • Reutilize
  • Recicle
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização