24 de abril de 2024

Treinamento: estrada e mountain bike, uma boa combinação?

Road x MTBNo mundo das provas e competições de mountain bike, é frequente observar uma grande número de atletas alternarem treinos em estrada com outros específicos para trilhas. Ao contrário do que possa parecer a um principiante, pedalar no asfalto nos oferece uma forma de treinamento bastante variada, onde se pode desfrutar de novas maneiras de rodar em grupo, rompendo com a monotonia que pode ocorrer ao treinar apenas em trilhas.

Os treinamentos em asfalto tem como objetivo principal melhorar a resistência aeróbica, através de pedaladas de longa duração. É importante ressaltar que o esforço realizado na estrada e em trilhas é algo muito diferente. Em uma bike de estrada, o esforço é constante e linear, enquanto que no MTB realizamos um esforço muito mais explosivo, deixando de pedalar e arrancando novamente de forma mais ou menos contínua.

Outra vantagem proporcionada pelos treinos no asfalto é o menor desgaste de nosso equipamento. Em uma trilha de mountain bike, os componentes da bicicleta são submetidos a um nível de desgaste muito maior, especialmente quando as condições do terreno não são ‘amigáveis’ (barro, vegetação, etc). Logicamente, um atleta de mountain bike deve aprimorar sua técnica rodando pelos mais variados terrenos , sobretudo na hora de treinar com séries ou com exercícios de alta intensidade, para potencializar o rendimento explosivo.

A possibilidade de se combinar treinamentos de estrada com os específicos de mountain bike resulta ser a opção ideal para os ciclistas mais exigentes. Realizar treinamentos de longa duração melhora de forma drástica os níveis de resistência aeróbica, enquanto que treinar em trilhas aprimora a potência explosiva ao nível máximo, incrementando gradualmente nosso rendimento graças a combinação de ambas modalidades.

Já que possuir duas bicicletas diferentes para cada ocasião possa ser algo inviável para muitos ciclistas, uma opção interessante é dispor de um segundo jogo de rodas para nossa mountain bike. A utilização de pneus slick (para uso no asfalto) é suficiente para desfrutar dessa combinação de treinamentos estrada/MTB, o que potencializará  nosso rendimento.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização