16 de abril de 2024

Radler, a cerveja criada na Alemanha para ciclistas sedentos

Bebida foi criada por cervejeiro alemão que teve a ideia de combinar cerveja com suco natural de limão para refrescar seus clientes ciclistas

Hirter RadlerRecentemente, a cervejaria Heineken Brasil lançou no Brasil a Kaiser Radler, uma bebida mista com 40% de cerveja e 60% de suco natural de limão. Ao contrário do que muitos possam pensar, isso não é invencionice brasileira. A categoria Radler é tradicional na Alemanha e há várias bebidas do gênero no mundo, incluindo coquetéis, que seguem a mesma ideia: cerveja e suco de fruta ou soda. A Kaiser, quinta maior marca do grupo, é a primeira cerveja das Américas a ganhar a versão Radler.

Bebida para ciclistas – Mais interessante ainda do que os números é a história da Radler. A receita surgiu na região da Baviera em 1922. Franz Xaver Kugler, que na época era o dono do conceituado pub Kugler-Alm, situado no final de uma pista de ciclismo, recebeu milhares de esportistas sedentos para se refrescarem. Para atender às necessidades dos seus clientes, ele teve a ideia de combinar cerveja com suco natural de limão, batizando a receita de “Radler” (que significa ciclista em alemão), em homenagem aos seus primeiros consumidores.

A ideia até hoje é ser um sport drink, já tradicional em países de língua germânica e que ganhou muitos adeptos no Leste Europeu, principalmente como bebida de verão. Apesar da invenção ser atribuída a Kugles, em 1912 já haviam menções à esse tipo de bebida. Hoje, diferentes países tem variantes da bebida, misturando na proporção de 1 porção para 1 ou 2 para 1 de cerveja e suco.

Alguns dos mais conhecidos são o Shandy da Grã-Bretanha, preparado com suco de limão, ginger beers, ginger ales ou suco de maça; o Panaché (Panasch ou Panasche), na Itália e França; O Russ ou Russe, também bávaro, mistura de cerveja de trigo e refrigerante aromatizado com suco de limão ou lima; o Ententeich, mistura de Schwarzbier com refrigerante aromatizado com framboesa, popular na Alemanha Central; na Áustria mais variante como Almradler, mistura de chopp com Almdudler (refrigerante com aromas herbais), o Sweet Radler (com suco de limão ou lima), Sour Radler ou Dry Radler (com água mineral), Soda Radler e o Diesel (cerveja com Coca-Cola). E muito mais…

Por fim, já que falei em ciclismo, fica a dica: NUNCA beba antes de pedalar. Pode gerar acidentes, assim como o ato de dirigir. Depois do passeio ou do exercício pode…

A Kaiser Radler (esquerda) é a mais nova na família de Radlers da Heineken
A Kaiser Radler (esquerda) é a mais nova na família de Radlers da Heineken

Fonte: Bar do Celso

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização