29 de março de 2024

10 ferramentas básicas para quem quer montar uma oficina em casa

Toda bicicleta necessita passar periodicamente por manutenção para garantir seu bom funcionamento. Revisões, ajustes, reparos e limpeza são alguns dos serviços indispensáveis para evitar surpresas desagradáveis na hora de ir para as trilhas.

Por uma questão de praticidade, muitas pessoas pensam em adquirir ferramentas para que elas próprias possam fazer a manutenção de suas bikes em casa. Para estas pessoas, preparamos uma lista com dez ferramentas imprescindíveis em qualquer oficina mecânica de bicicletas, seja ela profissional ou amador entusiasta.

Pedro's Bike Toolkit

Nunca é demais lembrar que devemos adquirir ferramentas de alta qualidade, caso contrário poderemos estar comprometendo a vida útil de nossas amadas bicicletas. Ao adquiri-las, dê preferência por marcas conhecidas como as consagradas Park Tool, a Topeak, Shimano Pro, Pedro’s e IceToolz.

Jogo de chaves Allen

Provavelmente as ferramentas mais utilizadas em uma oficina mecânica, as chaves Allen são utilizadas para ajustar a maioria dos parafusos da bicicleta. O recomendável é ter um jogo completo das mesmas, preferencialmente com a cabeça em forma de bola, como o kit HXS-1.2, da marca Park Tool, que permite sua utilização em ângulo, para lugares de difícil acesso, como câmbio dianteiro e manetes de freio/passadores de marcha.

Kit de chaves Allen <a href="http://www.avantlink.com/click.php?tt=cl&amp;mi=11473&amp;pw=159587&amp;url=http%3A%2F%2Fwww.jensonusa.com%2FPark-Tool-HXS-12-Hex-Wrench-Set" target="_blank">Park Tool HXS-1.2</a>
Kit de chaves Allen Park Tool HXS-1.2

Jogo de chaves Torx

As chaves Torx possuem um formato de cabeça em forma de estrela de 6 pontas. Ela é utilizada principalmente no aperto de parafusos que exigem um índice de aperto crítico, como em rotores e manetes de freios a disco, além dos links da balança traseira de bicicletas do tipo full-suspension. É recomendável ter um kit que inclua as medidas T10 a T30, as mais utilizadas nas bicicletas.

As medidas de tamanhos das chaves Torx são descritas usando a letra maiúscula “T” seguida por um número. Um número menor corresponde a uma dimensão menor.

Jogo de chaves Topeak Torx Wrench Set
Jogo de chaves Topeak Torx Wrench Set

Jogo de chaves de fenda e Philips

Cada vez menos utilizadas nas modernas bicicletas, ainda são necessárias no juste de freios do tipo v-brake ou cantilever, além de auxiliar na instalação dos nipples de raios das rodas. Dê preferência para s que possuam a ponta magnetizada e forjadas em liga de aço-cromo-vanádio.

Kit composto por chaves de fenda e Phillips em liga de cromo-vanádio da marca Gedore
Kit composto por chaves de fenda e Phillips em liga de cromo-vanádio da marca Gedore

Chaves de boca fixa e chave inglesa

As chaves de boca fixa são utilizadas para a instalação de pedais, ajustes nos cubos das rodas, desmontagem de amortecedores etc. Dê preferência para modelos com o perfil fino, como os modelos da série SCW da marca Park Tool, que podem ser utilizadas em locais de espaço restrito. As medidas mais utilizadas em bicicletas são: 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19mm. As medidas 32, 36 e 40mm são utilizadas em alguns modelos de caixa de direção mais antigos.

A chave inglesa é utilizada em conjunto com a chave do núcleo do cassete para a remoção do mesmo (veja próximo item abaixo).

Chaves de boca da linha <a href="http://www.avantlink.com/click.php?tt=cl&amp;mi=11473&amp;pw=159587&amp;url=http%3A%2F%2Fwww.jensonusa.com%2FPark-Tool-Scw-Set3-Shop-Cone-Wrenches" target="_blank">SCW da Park Tool</a>
Chaves de boca da linha SCW da Park Tool

Extrator de cassete e chave do núcleo do cassete

Para a remoção do cassete, é necessário um jogo de ferramentas especificas, utilizados em conjunto. Utilizamos o extrator de cassete com uma das mãos para mantê-lo fixo, enquanto com a outra mão desapertamos a trava com o auxílio da chave de núcleo e uma chave inglesa.

Ao contrário do extrator de cassete que é universal, existem chaves de núcleo específicas para cada modelo de cassete (Shimano, SRAM, Campagnolo etc.). Portanto, assegure-se de adquirir o modelo de acordo com a marca do grupo utilizado.

Extrator de cassete <a href="http://www.avantlink.com/click.php?tt=cl&amp;mi=11473&amp;pw=159587&amp;url=http%3A%2F%2Fwww.jensonusa.com%2FPark-SR-1-Chain-Whip" target="_blank">Park Tool SR-1</a>, chave inglesa e extrator de núcleo <a href="http://www.avantlink.com/click.php?tt=cl&amp;mi=11473&amp;pw=159587&amp;url=http%3A%2F%2Fwww.jensonusa.com%2FPark-FR-5-Cassette-Remover" target="_blank">Park Tool FR-5</a>
Extrator de cassete Park Tool SR-1, chave inglesa e extrator de núcleo Park Tool FR-5

Extrator de pedivela / caixa de centro

Esta ferramenta é fundamental para a extração, limpeza e lubrificação do pedivela e do movimento central da bike. Em sua aquisição, há que se levar em consideração que cada fabricante utiliza uma ferramenta com formato diferente dos demais. Sendo assim, assegure-se de comprar o modelo específico para o modelo utilizado em sua bicicleta.

<a href="http://links.lomadee.com/ls/dXlJUTs3ZzVoS2d~RTsyODQ4OTIxNjswOzE3NjszMzc5NTA1NDswO0JSOzM7OzA-.html" target="_blank">Extrator de pedivela / caixa de centro Shimano Pro Hollowtech 2 Bottom Bracket Remover</a>
Extrator de pedivela / caixa de centro Shimano Pro Hollowtech 2 Bottom Bracket Remover

Chave quebra-corrente

Para a retirada e instalação da corrente da bicicleta, é utilizada a chave quebra-corrente. Ao adquirir uma, dê preferência para modelos universais que funcionem com correntes de 8, 9, 10 e 11 velocidade. Modelos com pino intercambiável também são preferíveis, já que esta peça pode empenar ou desgastar-se com o uso.

Ferramenta quebra-corrente Park Tool CT-4.3
Ferramenta quebra-corrente Park Tool CT-4.3

Ferramenta de análise do desgaste da corrente

Ferramenta de custo baixo, porém muito útil, pois permite determinar o nível do desgaste da corrente, indicando a necessidade ou não de sua troca.

Shimano Chain Checker TL-CN41
Shimano Chain Checker TL-CN41

Alicates de agarre e de corte

Pelo menos dois alicates são essenciais em uma bancada de oficina de bicicletas. O alicate de corte, que permite cortar com precisão cabos de freio e de marcha, além dos conduítes. Tenha também sempre em mãos um alicate genérico de bico fino para poder manusear pequenas peças da bike.

Existem também alicates de uso específico, como os modelos utilizados para esticar cabos de marcha e freios e os que facilitam a remoção do PowerLink em correntes da SRAM.

Alicate de corte SRAM e alicate de remoção de PowerLink Topeak
Alicate de corte SRAM e alicate de remoção de PowerLink Topeak

Chave de raios

As chaves de raios são utilizadas no alinhamento de rodas e instalação e reparo de nipples e raios quebrados. As principais medidas utilizadas no mercado são:

  • 0 (3.23mm);
  • 1 (3.30mm);
  • 2 (3.45mm) e
  • 3 (3.96mm);

Além disso, alguns fabricantes de rodas utilizam um perfil diferenciado em seus raios e nipples, o que nos obriga a adquirir chaves específicas para estes modelos, como por exemplo as rodas Mavic da linha CrossMax e as DT Swiss da linha Tricon.

Ferramentas de ajuste de raios de rodas: Park Tool, IceToolz e Mavic
Ferramentas de ajuste de raios de rodas: Park Tool, IceToolz e Mavic
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização