19 de abril de 2024

Mochila se transforma em bike full-suspension em poucos segundos

BergmönchA marca alemã Koga possui um equipamento que fará a alegria dos adeptos de caminhadas cross-country que também gostam de bikes. Trata-se da Bergmönch, uma prática mochila que transforma-se em bicicleta off-road em poucos segundos.

Aos contrário da maioria das bicicletas dobráveis, a Bergmönch (Monge da Montanha, em alemão) foi desenhada para ser uma combinação de mochila para caminhadas e uma bicicleta dobrável com capacidade para realizar descidas em terrenos irregulares. A ideia é permitir que os adeptos de caminhadas cross-country possam subir morros, colinas e montanhas a pé e no retorno “despenquem” ladeira abaixo em cima de uma bike.

Não se compara a uma bike de downhill, obviamente, mas consegue encarar desafios que bikes dobráveis comuns jamais fariam.

Bergmonch

Em apenas dois minutos é possível deixar a bike pronta para o uso, transformando a mochila em uma bicicleta com o formato de scooter que o usuário pode utilizar em pé ou ajoelhado sobre a mochila (a Bergmönch não possui pedais ou selim). A conversão de mochila para bike é extremamente simples. são necessários apenas três passos, sem a necessidade de ferramentas. A mágica toda acontece encaixando as peças de pressão apenas.

O conforto nas descidas é garantido pelo quadro full-suspension com 80mm de curso de amortecimento. O amortecedor dianteiro utiliza um sistema de suspensão por paralelogramo, que permite o ajuste de acordo com o peso do ciclista. O amortecedor traseiro é do tipo pneumático (ar).

Para garantir a segurança nas descidas, são utilizados freios a disco hidráulico Shimano.

A mochila foi desenvolvida para oferecer ergonomia e conforto, e possui, além da bike, capacidade de armazenagem de 25 litros, o suficiente para levar equipamentos, alimentos etc. Bolsos externos permitem a armazenagem do capacete, luvas e outros acessórios.

O peso total do conjunto é de 9,8kg (8,3kg da bicicleta e 1,5kg da mochila). Ainda não há previsão de venda no Brasil para a Bergmönch, que na Europa pode ser adquirida por 1.499 euros

Vídeo:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização