28 de março de 2024

Designers chineses projetam bicicleta ergométrica que lava roupas

BWM

Um grupo de estudantes de design da Universidade de Dalian, China, desenvolveu um projeto de bicicleta ergométrica que propõe facilitar os afazeres domésticos sem abrir mão de uma vida mais saudável.

A BWM (Bike Washing Machine) combina uma bicicleta estacionária com uma máquina de lavar roupas, que permite a prática de exercícios enquanto

Utilizando um motor eletricamente assistido similar aos utilizados em e-bikes, a BWM utiliza a força das pedaladas para rotacionar o tambor de lavagem. A eletricidade gerada pelo processo alimenta também o display do painel de controle, instalado no guidão da bikes, que fornece informações sobre a quilometragem e a distância virtual percorrida além de, obviamente, o estado da lavagem das roupas. O excesso de eletricidade gerada pode ainda ser armazenada para utilização futura.

De acordo com os projetistas, o ciclo de lavagem é similar ao das atuais lavadoras do mercado, o que provavelmente exigirá do usuário no mínimo uma hora de pedalada para que suas roupas fiquem limpas. Roupas encardidas ou que exijam uma lavagem mais pesada poderão eventualmente exigir mais do ciclista doméstico.

Por se tratar de um produto conceitual, ainda não há garantia nem prazo para que o mesmo seja produzido comercialmente.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização