25 de abril de 2024

iBike Newton, o medidor de potência que combina baixo preço e fácil instalação

Novo medidor de potência é o mais barato da categoria e dispensa pedivela, pedais ou cubos especiais, facilitando a instalação e compatibilidade 

iBike NewtonComo ciclistas entusiastas, os fundadores da empresa norte-americana Velocomp se sentiam frustrados com o alto custo, peso e complexidade dos medidores de potência para bikes disponíveis no mercado. Como experts em eletrônica e engenharia de software, desenvolveram a linha de medidores de potência iBike Newton, que utiliza um inovador sistema de medição de potência, que prima pela simplicidade e baixo custo.

Ao contrário dos sistemas atuais, que medem a força aplicada pelo ciclista nos pedais, pedivela ou cubo traseiro, o iBike Newton vai por outro caminho, medindo as forças opostas ao movimento da bike, como arrasto aerodinâmico, atrito e inclinação do terreno para calcular a potência.

Como funciona – De acordo com a Física, Potência, é a grandeza que determina a quantidade de energia concedida por uma fonte a cada unidade de tempo. Em termos leigos, é o trabalho que fazemos toda as vezes que pedalamos. A medida da Potência é determinada mediante a seguinte fórmula:

Potência = Força x Velocidade

De acordo com a 3ª Lei de Newton, A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade. Sendo assim, forças de oposição, causadas pelo vento, inclinação do terreno, aceleração e atrito são equivalentes à força aplicada ao pedal.

Ao ligar o aparelho pela primeira vez, o usuário deverá inserir dados como peso total do conjunto bike/ciclista, tamanho/diâmetro dos pneus, posicionamento do ciclista e tipo do terreno onde será a pedalada. Com estas informações, é possível determinar o CDA (Coeficiente de Arrasto). A soma das forças de oposição, multiplicada pela velocidade da bike, equivale à potência.

Forças de oposição

O hardware do iBike Newton possui uma combinação de acelerômetro, altímetro e um sensor wireless de velocidade instalado no chainstay da bicicleta, além de um tubo de pitot, do tipo utilizado na indústria aeronáutica para medir a velocidade e pressão do vento. Estes sensores são responsáveis por medir a aceleração e a resistência oposta do vento.

Interior

Segundo seu fabricante, o iBike Newton possui precisão igual ou superior aos demais modelos de medidores disponíveis no mercado, com a vantagem de ser muito mais barato (menos de 500 dólares) e não ter necessidade de manutenção ou reajustes frequentes, já que seus sensores, com exceção do de velocidade, ficam localizados internamente, abrigado da água e sujeira e longe de cubos, pedivelas e pedais.

iBike NewtonCiclistas com mais de uma bicicleta não precisam adquirir um medidor de potência para cada bike. Basta adquirir um suporte e um sensor de velocidade avulsos para a segunda bike. O iBike Newton pode armazenar em sua memória até quatro perfis diferentes de usuários/bikes.

Compatibilidade – O iBike Newton utiliza a tecnologia ANT+ de transmissão wireless de dados, o que o torna compatível com aparelhos GPS da marca Garmin.

Além disso, mediante o aplicativo gratuito para smartphones Newton Tracker, é possível transmitir as informações do iBike Newton para o Google Earth ou conta Strava do ciclista.

O iBike Newton já encontra-se para a venda nos Estados Unidos e pode ser adquirido no website da Amazon por 499,99 dólares.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização