23 de abril de 2024

Münster: Roteiros de passeios de bike na terra dos castelos alemães

Para os esportistas e aventureiros, a região de Münsterland possui 4,5 mil quilômetros de rotas para ciclistas. A paisagem é das mais belas: campos, bosques e florestas, rodeados por castelos e ótima infra-estrutura

É em Münsterland (cidade de Münster e região) onde estão as mais bonitas e estruturadas ciclovias e rotas para passeios de bicicleta da Alemanha. Famílias com crianças, esportistas ou jovens casais contam com variadas opções de rotas em 4,5 mil quilômetros de vias criadas especialmente para ciclistas em campos, bosques e florestas.

A prática do ciclismo nestas áreas verdes não traz somente benefícios à saúde e ao bem-estar. Ao percorrer as belas paisagens campestres, o ciclista usufrui de opções de cultura e lazer na região e cidade de Münster.

Para quem não conhece a região, sinalização é o que não falta. São cerca de 17 mil placas indicativas com orientação para os famosos burgos cercados de água, castelos e parques.

Castelo Nordkirchen
Castelo Nordkirchen

Rota dos 100 Castelos – Existem 200 difrentes roteiros com percursos entre 10 e 30 quilômetros, que podem ser combinados entre si para passeios durante o dia inteiro e finais de semana, ao longo das 70 pequenas cidades de Münsterland. Para famílias e crianças, em especial, existem diversas ciclovias planas e asfaltadas.

Para os apreciadores de cultura, há 1,4 mil quilômetros de rotas que interligam os 100 castelos da região, muitos dos quais cercados de água.
Entre os castelos mais famosos, destacam-se Nordkirchen, Raesfeld, Lembeck, Westerwinkel e os burgos Vischering e Bentheim. Rotas imperdíveis são a dos Cavaleiros da Paz (Friedensreiter), a dos Romanos (Römerroute) e a dos centros históricos (historische Stadtkerne), com 300 quilômetros de extensão.

Cultura e lazer – Além de ter uma grande área verde, a cidade de Münster possui vida cultural ativa, com o centro histórico, museus, teatros e cinemas. Arquitetura moderna, esculturas contemporâneas, o Museu de Arte e História da cultura, o Museu de Gravuras Pablo Picasso e o Museu do Verniz são algumas das opções.

É no centro histórico que estão localizadas a área de compras (Prinzipalmarkt) e a prefeitura (Rathaus), onde ocorreu a assinatura do tratado de paz conhecido como Paz da Vestfália, que pôs fim à Guerra dos Trinta Anos, em 1648.

A igreja principal da cidade, a St. Lamberti, é considerada a igreja gótica mais bonita da região da Vestfália. Todos os dias, um vigia sobe até a sacada da torre para anunciar a hora exata, entre as 21 e as 24 horas.

A catedral St. Paulus Dom é a maior igreja da região da Vestfália
A catedral St. Paulus Dom é a maior igreja da região da Vestfália

Já a catedral (St. Paulus Dom), localizada bem no centro da cidade, é a maior igreja da Vestfália. Na praça em frente a ela, o público confere a feira do município, sempre às quartas e sábados.

Natureza e jovens – No lago mais conhecido da cidade, rodeado por um parque de 40 hectares, o Aasee – localizado no coração da cidade – os visitantes podem fazer passeios de barco, pedalinho e canoa, durante a primavera e o verão. O parque costuma estar lotado de adeptos de caminhada, corrida, ciclismo ou simplesmente interessados por um passeio ao ar livre, num local cercado por árvores e plantas.

Conhecida como a cidade dos jovens e das bicicletas, Münster – com 280 mil habitantes – possui cerca de 55 mil estudantes em universidades, centros de formação profissional, além de grandes bibliotecas e acervos com arquivos e documentos antigos.

Fonte: Deutsche Welle

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização