23 de abril de 2024

15 incríveis fatos sobre o Tour de France que você provavelmente não sabia

Greg LeMond venceu a edição 1989 do Tour de France in 1989 com nada menos que 35 esferas de chumbo de um cartucho de espingarda dentro de seu corpo! O fato ocorreu devido a um acidente de caça, ocorrido dois anos antes e que foi decisivo para a aposentadoria precoce do ciclista, em decorrência de envenenamento pelo metal tóxico.

Tour de France

Enquanto competia no Tour de France, o ciclista italiano Mario Cipollini prendeu uma foto da atriz Pamela Anderson no guidão de sua bicicleta para, segundo ele, inpirar-se…

Tour de France

Com 36 vitórias, a França é a nação que mais venceu na história do Tour de France.

Tour de France

Quatro ciclistas morreram enquanto competiam no Tour de France.

Fabio Casartelli colidiu com um paralelepípedo a 88km/h durante uma descida em 1995 e Tom Simpson teve um ataque cardíaco causado por ingestão de anfetaminas, vindo a falecer durante a etapa de Alpe d’Huez, em 1967.

Em 1935 Francisco Cepeda caiu de um barranco e em 1910 Adolphe Helière morreu em decorrência de ingestão excessiva de álcool! O fato ocorreu durante uma dos dias de descanso da prova.

Tour de France

O ciclista mais velho a vencer uma etapa do Tour de France foi Firmin Lambot em 1922, com 36 anos de idade.

Tour de France

O ciclista mais jovem a vencer uma etapa foi Henri Cornet, em 1904, aos 19 anos.

Tour de France

A média de calorias consumidas por uma participante do Tour de France em um único dia de prova é de 5.900cal. Como comparação, uma pessoa comum consome apenas 2.500 calorias no mesmo período de tempo, em média.

Tour de France

O ciclista mais pesado a participar de uma edição do Tour de France foi o sueco Magnus Backstedt, com 97kg!

Tour de France

13 mil gendarmes (polícia francesa) fazem a segurança do Tour de France anualmente. Este ano parte deles foi mobilizada para policiar a etapa inglesa em Yorkshire.

Tour de France

Em 1947, o ciclista Albert Bourlon protagonizou a escapada mais longa da história do Tour: 253km.

Tour de France

O Tour de France atrai mais de 15 milhões de espectadores anualmente.

Tour

No decorrer das três semanas de duração do Tour de France, o pelotão gasta mais de 790 pneus.

Pneus

Atualmente, o campeão na classificação geral recebe um prêmio de 450.000 euros, que é, via de regra, dividido entre seus companheiros de equipe.

Chris Froome

A primeira edição do Tour de France foi realizada em 1903 com apenas seis etapas e com apenas 70 participantes. Os competidores começaram a pedalar à noite e terminaram na tarde do dia seguinte.

Tour de France

Nos anos 20 do século passado, ciclistas do pelotão compartilhavam e fumavam cigarros enquanto pedalavam. A crença na época é que isto ajudava a “abrir os pulmões”antes de encarar as subidas mais longas.

Tour de France

Fonte: Mpora

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização