20 de abril de 2024

Bernardo Cruz busca o tetracampeonato brasileiro de Downhill em Balneário Camboriú

Bernardo Cruz e Tiago Farinelle - Foto: Maximiliano Blanco/Shimano Latin America
Bernardo Cruz e Tiago Farinelle – Foto: Maximiliano Blanco/Shimano Latin America

Piloto da GT Bicycles/Shimano estará ao lado de Tiago Farinelle e Eduardo Oliveira, ambos da GiosBr/Shimano, na competição nacional. No Canadá, atletas Shimano de MTB Cross Country representam o Brasil na etapa de Mont-Saint-Anne da Copa do Mundo

Ricardo Pscheidt - Foto: Maximiliano Blanco/Shimano Latin America
Ricardo Pscheidt – Foto: Maximiliano Blanco/Shimano Latin America

O piloto Bernardo Cruz, da equipe GT Bicycles/Shimano, inicia nesta sexta-feira (01/08) a busca pelo quarto título brasileiro de downhill, em Balneário Camboriú (SC). O atleta mineiro conquistou três das últimas quatro edições: 2010, 2012 e 2013. Ao lado de Bernardo, outros dois ciclistas Shimano estarão em ação no Campeonato Brasileiro, Tiago Farinelle e Eduardo Oliveira, ambos da GiosrBr/Shimano. Nesta sexta-feira, os atletas fazem reconhecimento de pista e treinos livres. O dia seguinte é reservado para qualificatória, às 13h, e no domingo (3) será realizada a final no mesmo horário.

No único dos últimos quatro anos em que não venceu, 2011, Bernardo Cruz não competiu a prova porque estava fora do País. O catarinense Markolf Berchtold, vencedor naquela oportunidade, somou 110 pontos no ranking mundial, pontuação ofertada anualmente pela UCI (União Ciclística Internacional) aos campeões nacionais. Confiante após uma temporada de mais de 45 dias na Europa em que disputou as principais provas do mundo, Bernardo quer o tetracampeonato brasileiro.

“Meu propósito é o de sempre estar no lugar mais alto do pódio. Vou para Balneário com o objetivo de ganhar e fazer o meu melhor”, destaca Bernardo. “Na temporada em que estive na Europa, tive a oportunidade de conhecer várias pistas, pilotos e lugares diferentes. Em relação à pista, cada vez que vou lá aprendo mais. É muito diferente a realidade no exterior. As pistas são bem mais técnicas e duras, exigem muito do preparo físico e mental. Então sempre cresço um pouco mais em cada aspecto quando vou pra fora. Aprendi também que, para fazer uma corrida boa, você tem que se divertir muito e estar em paz, e não ficar se cobrando tanto”, completa o atleta de 23 anos.

Eduardo Oliveira, o Monstro - Foto: Maximiliano Blanco/Shimano Latin America
Eduardo Oliveira, o Monstro – Foto: Maximiliano Blanco/Shimano Latin America

Com menor experiência nacional e internacional em relação a Bernardo Cruz, a dupla da GiosBr tentará melhorar seus resultados na elite em relação aos anos anteriores. Tiago Farinelle, 21 anos, foi nono em 2012 e oitavo colocado na temporada seguinte. Eduardo Oliveira, 22 anos, foi destaque em sua estreia na competição, no ano passado, com a nona posição. “Estipulei como meta para este ano estar entre os cinco primeiros colocados. Espero atingir este objetivo”, revela Eduardo Oliveira, conhecido entre os praticantes do Downhill como Monstro.

Shimano Sports Team na Copa do Mundo da UCI – A Shimano, líder mundial no mercado de componentes e peças para bicicletas, estará representada na etapa do Canadá da Copa do Mundo de Cross Country Olímpico por dois ciclistas do Sports Team brasileiro.

Isabella Lacerda - Foto: Ivan Storti / Shimano
Isabella Lacerda – Foto: Ivan Storti / Shimano

Tanto Isabella Lacerda (LM/Shimano) quanto Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano) são atualmente número dois do Brasil no ranking mundial da UCI nas suas categorias (Elite). Enquanto Isabella está na 47ª colocação, com 425 pontos, Pscheidt é o 52º do mundo, com 459 pontos. Raiza Goulão e Henrique Avancini são os melhores do País na modalidade.

Após a etapa de Mont-Saint-Anne, em Quebec (CAN), neste domingo (3), com largada da elite feminina ao meio dia (Horário de Brasília) e às 14h30 para os homens, os ciclistas embarcam para os Estados Unidos. No domingo (10) será realizada a etapa norte-americanada da Copa do Mundo da UCI, em Windham (EUA). As duas competições terão transmissão ao vivo pelo portal Red Bull Bike. Com sete etapas anuais da Copa do Mundo, a temporada de 2014 encerra-se no fim de agosto, com a prova de Meribel, na França. No mês seguinte, Hafjell – Lillehammer, Noruega, recebe a última prova internacional do ano, o Campeonato Mundial de Mountain Bike.

Bernardo Cruz, Eduardo Oliveira, Isabella Lacerda, Ricardo Pscheidt e Tiago Farinelle são integrantes do Shimano Sports Team, grupo de 29 atletas das modalidades BMX, Ciclismo de Estrada, Paraciclismo, Ultracicilismo, Mountain Bike Cross Country, Downhill e Enduro, além de Triatlo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização