29 de março de 2024

B’Twin Rockrider Big 8, uma hardtail 29er com excelente custo x benefício

 

Bicicleta comercializada pela Decathlon vem com grupo Shimano Deore completo, preço competitivo e garantia vitalícia do quadro, mesa e guidão

Ainda pouco conhecida no Brasil, a marca francesa B’Twin produziu, desde 1999, nada menos que 3 milhões de bicicletas, entre mountain bikes, estradeiras e de uso urbano. Sua matriz, localizada na cidade de Lille, na região francesa de Flanders, produz a impressionante cifra de 900 bicicletas por dia.

A B'Twin Rockrider Big 8 vem equipada com o grupo completo Shimano Deore de 3 x 10 velocidades
A B’Twin Rockrider Big 8 vem equipada com o grupo completo Shimano Deore de 3 x 10 velocidades

Representada no Brasil pela rede de lojas Decathlon, a B’Twin lança no Brasil sua nova Rockrider Big 8, uma hartail aro 29″ voltada para a prática do cross-country recreacional, mas que pode perfeitamente encarar provas e competições com desenvoltura.

Um dos grandes diferenciais da marca é oferecer um produto de qualidade a um preço realista. A nova B’Twin Rockrider Big 8 não foge a regra. Construída a partir de um quadro de liga de alumínio 6061 de dupla espessura, específico para rodas 29 polegadas, com stays relativamente curtos e tubo superior longo, graças a sua angulação inclinada (sloped). O resultado é uma bicicleta com uma postura confortável para iniciantes, mas que pode ficar com características mais agressivas caso o usuário opte por montar a mesa invertida (-5º), algo que particularmente recomendamos. Tanto o quadro, quanto o guidão e a mesa, possuem garantia vitalícia. O peso da bike é de 13,3kg (tamanho M), bastante razoável para uma bicicleta desta faixa de preço.

O amortecedor RockShox XC 32 a ar e os freios Tektro Draco com rotores de 160mm garantem a segurança
O amortecedor RockShox XC 32 a ar e os freios Tektro Draco com rotores de 160mm garantem a segurança

A B’Twin Rockrider Big 8 é equipada com o grupo transmissor Shimano Deore de 3 x 10 velocidades completo, incluindo o pedivela. O amortecedor escolhido é o que equipa 9 entre 10 bikes de sua categoria, o confiável RockShox XC 32 com 100mm de curso, pneumático e com espiga cônica, o que garante maior rigidez ao conjunto. O amortecedor vem com controle de acionamento no guidão e possui um exclusivo sistema de segurança patenteado pela rockShox que o desbloqueia automaticamente caso receba um impacto quando estiver travada, garantindo sua integridade e a segurança do ciclista. A integração entre o quadro e o amortecedor é feita mediante a caixa de direção selada da marca FSA.

A bike vem equipada com freios a disco hidráulicos Tektro Draco, com rotores (discos) de 160mm, medida mais utilizada em XC.

As rodas, customizadas a partir de aros da Alex Rims, se não são o ponto forte da bike, também não ficam a desejar. Ciclistas com pilotagem mais agressiva talvez sintam falta de um par de rodas mais rígidos lateralmente, algo entretanto raro de se ver em bicicletas desta faixa de preço. Surpreendentemente, os pneus escolhidos são os ótimos Hutchinson Phyton, nas medidas 29 x 2,10 polegadas. Este pneu combina uma baixa resistência à rolagem a uma ótima aderência, graças aos seus cravos baixos na região central e maiores nas laterais, além do duplo composto da borracha Race Riposte XC, mais rígido no centro e macio na região lateral.

A nova bicicleta B’Twin Rockrider Big 8 29er pode ser encontrado na loja virtual da Decathlon, ao preço de R$ 4.499,90, dividido em até 12x R$ 374,99.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização