19 de abril de 2024

Islandesa Lauf lança versão para rodas 27.5″ de sua suspensão de 980 gramas

Lauf

Há cerca de um ano atrás, uma pequena empresa sediada na Islândia, a Lauf, anunciou o lançamento de um garfo, construído em carbono, cuja proposta era oferecer um sistema de baixo peso com as características de uma suspensão convencional. O resultado foi a suspensão dianteira Lauf TR29 Carbon.

Seu sistema diferenciado consiste em quatro conjuntos de molas no formato de folha, conectados a dois pivôs do garfo, de forma criar uma suspensão sem atrito a um peso de apenas 980 gramas, algo muito próximo do peso de um garfo rígido.

Lauf

Voltada para a utilização XC, a Lauf Carbon foi lançada apenas para bicicletas com rodar aro 29″. Com o crescente aumento da oferta de bicicletas aro 27.5″ nesta categoria, a Laufa apresenta agora seu novo modelo TR275, para rodas neste formato.

Assim como no modelo 29er, a nova suspensão utiliza o mesmo curso de 60mm, “suficiente para absorver as irregularidades do terreno”, de acordo com o CEO da Lauf, Benedikt Skulason. “O garfo Lauf foi desenhado para ser parte integrante de uma bicicleta hardtail de XC, oferecendo uma plataforma de pedalada similar a de um garfo rígido durante as subidas, mas ao mesmo tempo sendo rápida e sensível durante as descidas”, completa.

Tanto o modelo TR29 quanto o TR275 são disponibilizados  em oito cores diferentes e dois níveis de rigidez, baseados nas preferências e peso do usuário. Ao contrário dos amortecedores convencionais, não há nenhum tipo de regulagem a ser realizada pelo ciclista.

Lauf

Tecnicamente falando, a Lauf não pode ser considerada como um amortecedor, mas uma suspensão, já que suas molas de carbono devolvem o impacto com praticamente a mesma velocidade que a recebe, tornando-a inapropriada para qualquer modalidade que não o XC competitivo.

Seja como for, de acordo com Skulason, pelo menos dois grandes fabricantes de bicicletas deverão utilizar os novos garfos em suas linhas de hardtails em 2016. A empresa pretende também fechar novas parcerias durante a realização deste ano da Eurobike, que será realizada no fim do mês.

Até o presente momento, não há informações sobre o preço do novo modelo.

É possível conferir a performance das suspensões Lauf no vídeo abaixo, realizado durante a prova Blue Lagoon Challenge, uma competição de 60km no formato XC, onde atletas com bicicletas equipadas com este garfo subiram ao pódio.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização