28 de março de 2024

Ciclistas querem candidatos comprometidos com a Mobilidade Ciclística

campanha-bike

O eleitor sabe que muitos políticos na hora de buscar o voto prometem Deus e o mundo, e na gestão nem sempre atende o que prometeu. Pensando nisto a União de Ciclistas do Brasil – UCB, entidade que reúne associações locais e pessoas que promovem o uso da bicicleta como meio de deslocamento, está convidando a todos a assinarem a Carta Compromisso com a Mobilidade Ciclística.

Segundo a UCB, a carta dirigida aos candidatos à Presidência da República vem com propostas que democratizam a mobilidade urbana e o acesso à município, protegem o meio ambiente e favorecem a saúde pública e a economia familiar.

“Atualmente os subsídios públicos concedidos para a mobilidade motorizada individual são muito superiores a aqueles concedidos para o transporte coletivo e para a mobilidade não-motorizada”, diz parte do documento.

Confira aqui a íntegra da “Carta Compromisso com a Mobilidade Ciclística” e como apoiar o abaixo-assinado.

Em Brasília, Rodas da Paz convoca candidatos a se comprometerem com a Mobilidade Urbana

Em Brasília, a Rodas da Paz elaborou um documento com pontos-chave sobre a questão da Mobilidade Urbana que será apresentado aos candidatos das próximas eleições. É a primeira vez que uma ação desse tipo, direcionada a todos os candidatos, é feita no Distrito Federal, de acordo com Renata Flor, secretária institucional da ONG brasiliense.

Investimentos recentes concentrados em túneis, viadutos e ampliações viárias são alguns dos pontos questionados no documento, que confronta o atual modelo que prioriza os automóveis e propõe alternativas para melhorar a gestão da mobilidade urbana, com propostas específicas para candidatos à Câmara Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado.

De acordo com a Rodas da Paz, se o atual Plano Diretor do Transporte Urbano, elaborado 2011, não for atualizado, o Distrito Federal irá literalmente parar em 2020. Medidas para mudar a forma de gestão foram propostas no documento, que se direciona com itens específicos para o Executivo e para o Legislativo. Pontos sugeridos pelos movimentos incluem a modernização e a transparência na gestão do orçamento do transporte público, educação para o trânsito, inclusão da bicicleta nas novas obras e reformas viárias, além da humanização do trânsito, com a redução dos atuais limites de velocidade.

Com o documento, A Rodas da Paz espera fomentar o debate público entre candidatos e população. “A carta foi preparada em um encontro aberto com mais de 50 pessoas, no dia 19 de julho, envolvendo movimentos ligados à defesa da cidade”, conta Renata. “A proposta do documento é qualificar o debate eleitoral, pautando melhor a discussão e ampliando a representatividade da população”, completa.

Até as eleições, uma série de eventos está sendo preparada para que os candidatos participem de atividades propostas pela Rodas da Paz, assinem o documento e, durante os encontros com a população, utilizem o transporte público e a bicicleta. “Dois candidatos a governador estão preparando a atividade de assinatura da carta e alguns candidatos a deputado distrital já assinaram”, diz Renata. A entidade criou o email eleicoes@rodasdapaz.org.br para facilitar o diálogo com os candidatos em campanha.

A carta completa com propostas para os candidatos pode ser lida aqui.

Fonte: Via Trolebus

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização