28 de março de 2024

Eurobike 2014: o ano da eletrônica embarcada e das rodas 27.5″

A primeira ministra alemã Angela Merkel inaugura a edição 2013 da Eurobike
A primeira ministra alemã Angela Merkel inaugura a edição 2013 da Eurobike

Terá início no dia 27 deste mês a Eurobike, a maior feira de bicicletas e componentes do mundo. Realizada na cidade alemã de Friedrichshafen, a feira é um dos eventos mais ansiosamente aguardados do ano no mundo do ciclismo, já que nela serão anunciadas oficialmente as grandes novidades e as tendências do setor para o ano de 2015.

Um dia antes da abertura oficial, está programado o tradicional Demo Day, onde os diversos fabricantes de bicicletas disponibilizam test-drives de sua linha 2015 para a imprensa especializada e convidados VIPs.

Demo Day: imprensa especializada realiza test-drives de modelos 2015
Demo Day: imprensa especializada realiza test-drives de modelos 2015

A edição 2014 da Eurobike vem desfalcada de dois dos maiores fabricantes de bicicletas do mundo, a Specialized e a Trek, que já haviam anunciado no início do ano que deixariam de participar dos grandes salões de ciclismo para dedicar-se a eventos exclusivos de suas respectivas marcas. Curiosamente, tratam-se de duas das últimas grandes empresas a aderirem às bicicletas 27.5″, formato este que promete dominar com supremacia cada espaço dos estandes da Eurobike.

Marcas como Canyon, Corratec, Cube, Cannondale, Felt, Focus, Giant, Ibis, Merida, Rocky Mountain, Scott e Yeti, entre muitas outras, irão apresentar seus novos modelos e tecnologias para o ano que vem, com destaque para as novas Canyon Strive CF 9.0 SL, com seu sistema de geometria variável; e a Yeti SB5c, com sua inovadora suspensão Switch Infinity. Ao todo serão mais de 1.280 marcas de 54 países diferentes exibindo seus produtos.

As mountain e-bikes (pedelecs) e os equipamentos eletrônicos serão destaque na Eurobike deste ano
As mountain e-bikes (pedelecs) e os equipamentos eletrônicos serão destaque na Eurobike deste ano

Além do formato de rodas 27.5″, outra tendência a ser comprovada na Eurobike é o crescimento da eletrônica embarcada. Com o lançamento do primeiro grupo eletrônico para mountain bikes, o Shimano XTR Di2, foi dada a largada para um novo nicho de mercado, onde se prevê para um futuro próximo toda uma tecnologia integrada envolvendo grupos transmissores, amortecedores inteligentes, câmeras de ação e ciclocomputadores com recepção GPS, isto sem falar no crescente mercado de mountain e-bikes, onde a alemã Bosch, líder na fabricação de motores elétricos para e-bikes, promete grandes novidades.

A Eurobike é a principal e mais importante feira do mundo na área da indústria ciclística
A Eurobike é a principal e mais importante feira do mundo na área da indústria ciclística

O mercado de peças, componentes e acessórios também terá seus representantes, graças a presença de gigantes da área como DT Swiss, Giro, Bell, SRAM, Campagnolo, Magura  e Fox, entre outros.

No setor de vestuário, o grande destaque provavelmente será o lançamento oficial da linha Scott ITD Protec, confeccionada em um tecido especial extremamente resistente à abrasão, capaz de  proteger o ciclista contra arranhões e raladas decorrentes de tombos,

Eurobike Awards 2014 – Durante a feira, seis membros da comissão organizadora terão a difícil tarefa de escolher entre 476 candidatos de 30 diferentes países os vencedores da disputada premiação Eurobike Awards, conferida a produtos que se destacam nos quesitos inovação tecnológica, sustentabilidade e design. Este ano serão distribuídos 11 prêmios Gold Award e um Green Award – este último dedicado a inovações na área ambiental.

A Eurobike será realizada entre os dias 27 a 30 de agosto.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização