24 de abril de 2024

Yeti retorna ao mundo do XC em grande estilo com a nova ASR-Carbon

yetiXC_capa

A Yeti tem estado bastante ocupada nos últimos meses. Às vésperas da edição 2014 da Eurobike e apenas poucas semanas após ter anunciado o lançamento de sua inovadora bike de Trail/All Mountain SB5C, a marca norte-americana anuncia o lançamento da ASR-C, uma full suspension voltada para o seguimento de XC/Marathon.

Apesar de suas raízes no cross-country, a Yeti nos últimos anos tem focado nas áreas mais “gravitacionais”, deixando até então como única opção para os adeptos do XC um modelo hardtail, a ARC Carbon 29er. A nova ASR-C preenche essa lacuna com extrema competência.

Yeti ASR-C

Após três anos de provas e desenvolvimento, a nova ASR-C chega ao mercado a partir de um quadro construído em fibra de carbono com sistema de suspensão de pivô simples, com 100mm de curso de amortecimento.

Seguindo uma crescente tendência já adotada por marcas como a Trek, a Yeti equipa a ASR-C com rodas de 27.5 e 29 polegadas de acordo com o tamanho do quadro e, consequentemente, do ciclista. Assim, quadros nos tamanhos XS e S serão fornecidos com rodas 27.5 polegadas, enquanto que os tamanhos M, L e XL virão com rodas 29″.

Todos os conduítes de marcha são roteados internamente no quadro, que também prevê uma guia para a instalação de um canote de selim telescópico, algo meio que inusitado em uma bike de XC.

Yeti ASR-C

A ancoragem para a instalação do câmbio dianteiro é do tipo direct mount (sem abraçadeira). É possível instalar um suporte de garrafas no tubo inferior do quadro de forma tradicional, sendo que o quadro dispões de suportes para fixação de um segundo porta caramanholas na parte inferior do tubo.

O garfo dianteiro, um Fox Float 32, possui 120mm de curso, é acoplado a um tubo de direção do quadro singularmente curto (111mm no tamanho L), o que transmite uma boa sensação de conforto e dirigibilidade, mas que poderá exigir a montagem invertida da mesa no caso de uma utilização em competições de uphill.

A Yeti disponibiliza a nova ASR-C em duas cores, azul-turquesa com grafismos em preto; e preto, com grafismos em branco e azul-turquesa.

Yeti ASR-C

Além das configurações de cores, é possível optar por dois kits de configuração distintos: o X01, equipado com grupo transmissor SRAM X01 de 1 x 11 velocidades, caixa de direção Cane Creek 40, rodas Stan’s Crest e freios Shimano XT; e o modelo XX1 Pro, equipado com grupo transmissor SRAM XX1 de 1 x 11 velocidades, caixa de direção Chris King, rodas Enve M50 e freios Shimano TXR.

O peso total, na configuração XX1, é de 10,1kg e seu preço, nos Estados Unidos, é de 9.999 dólares.

Veja também:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização