25 de abril de 2024

Protótipo de roda monitora temperatura do aro e pressão dos pneus em tempo real

Liteweight

A marca alemã Lightweight, um dos mais prestigiosos fabricantes de rodas para bicicletas da Europa, anunciou por ocasião da edição 2014 da Eurobike uma nova tecnologia que permite o monitoramento em tempo real da temperatura e da pressão dos pneus.

O sistema originariamente foi concebido para monitorar a dissipação de calor na superfície dos aros das rodas durantes as frenagens. De acordo com a Lightweight, este monitoramento também permitirá a empresa melhorar a qualidade das superfícies do aro que ficam em contato com as pastilhas de freio.

O sistema se baseia em um pequeno sensor fixado ao aro, que transmite, via ANT+, dados em tempo real sobre a temperatura das rodas e pressão dos pneus para um smarthphone com sistema operacional Android. A Lightweight diz que a nova tecnologia poderá ser utilizada para evitar danos aos aros das rodas de carbono por sobreaquecimento durante frenagens mais fortes, além de aumentar a segurança dos ciclistas mediante o monitoramento da pressão dos pneus.

Embora a nova tecnologia ainda esteja na fase de protótipo, deverá ser aplicada como opcional em diversos modelos de rodas da marca a partir do ano que vem.

Lightweight

 

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização