28 de março de 2024

Velomóvel Pedalist, uma alternativa ecológica ao automóvel

PedalistA Virtue Bike, um fabricante artesanal de bicicletas da cidade de San Diego, na Califórnia, apresentou durante a Eurobike o Pedalist, um velomóvel que é, segundo seus desenvolvedores, uma alternativa viável aos automóveis.

O Pedalist, como o nome sugere, é tecnicamente um triciclo movido a força das pedaladas com uma carroceria em policarbonato. Em um primeiro momento, seu visual lembra um automóvel anormalmente alto e estreito, com ares futuristas.

Segundo os desenvolvedores do projeto, sua altura permite ser visível para os motoristas, além de permitir ao ciclista um bom campo de visão da rua.

Com apenas 86cm de largura, o Pedalist passa perfeitamente através de uma porta comum, o que permite que ele possa guardado dentro de casa, caso o proprietário não possua garagem. Infelizmente, seu peso (de 68 a 91kg) inviabiliza sua armazenagem em apartamentos.

O Pedalist vem com sistema de iluminação completo, incluindo luzes de freio e de direção
O Pedalist vem com sistema de iluminação completo, incluindo luzes de freio e de direção

A carroceria, construída em policarbonato de alta resistência, protege o ciclista da poluição e do clima, embora, por não possuir fundo, não garanta que seu usuário não fique molhado devido a eventuais poças d’água.

Para facilitar a vida do usuário, o Pedalist pode ter um motor elétrico instalado como opcional.

O protótipo apresentado na Eurobike possuia sistema de iluminação completo (incluindo luzes de freio e de direção) e buzina. Segundo a Virtue Bike, os modelos comercializados terão também retrovisores e possivelmente um limpador de para-brisa.

PedalistA empresa está atualmente procurando investidores para viabilizar a produção comercial do Pedalist, através de campanha no Kickstarter. De acordo com o relatório do site de financiamento coletivo, a previsão de início da produção é para o segundo semestre de 2015.

Os preços para a compra de um Pedalist variam entre US$ 3,500 a $3,900, valores que não incluem o motor e a bateria opcionais.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização