29 de março de 2024

Capacete usa tecnologia de micro-amortecimento para absorver impacto

Recentes estudos na área da Neurologia tornam cada vez mais evidente que as concussões podem causar danos irreparáveis ao cérebro. Com o intuito de minimizar o risco de danos neurológicos causados por pancadas na cabeça, o fabricante norte-americano 6D desenvolveu uma nova tecnologia na construção de capacetes que utiliza um sistema de micro-amortecimento para absorver impactos.

ODSO novo sistema, denominado ODS (Omni Directional Suspension, ou Amortecimento Omni-Direcional, em português),  limita a aceleração angular através de uma engenhosa montagem de duas carcaças de espuma de poliestireno expandido, conectadas entre si por uma série de elastômeros em forma de ampulheta.

A carcaça interna foi desenvolvida para resistir a impactos de baixa velocidade de até 120 Gs, enquanto que a camada externa, mais espessa, protege contra impactos de alta velocidade.

ODSJá os elastômeros servem a um duplo propósito: Fornecer um amortecimento ao impacto direto e, assim como na MIPS, desenvolvida pela Scott, permitir que o capacete rotacione levemente na cabeça do ciclista durante o choque, reduzindo assim sua força em até 39 por cento.

Para debutar a tecnologia em capacetes para mountain bike, a 6D apresentou na semana passada na feira Interbike o novo modelo ATB-1, voltado para a prática das modalidades de Enduro, Freeride e Downhill. O novo capacete excede as exigências das normas de segurança ASTM DH e CPSC.

ATB-1

O capacete ATB-1 será disponibilizado em três cores, nos tamanhos XS a L, pelo preço sugerido de 725 dólares.

Vídeo:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização