26 de abril de 2024
Santiago de Santiago - Foto: Martin Maroto Pereyra / Open Shimano

Balneário Camboriú recebe a Open Shimano, principal competição de Downhill da América do Sul

Pilotos de diversos países do continente estarão neste fim de semana (20 e 21), em Santa Catarina, para segunda etapa latino-americana da competição

Com representantes da Argentina, Chile, Paraguai e Equador, além dos anfitriões, a cidade de Balneário Camboriú (SC) será palco neste fim de semana da penúltima etapa do Open Shimano Latino América. A principal competição de Downhill do continente teve início na Argentina em fevereiro, e será decidida em dezembro, no Chile.

Belo visual do Parque Unipraias - Foto: Pedro Cury / Shimano
Belo visual do Parque Unipraias – Foto: Pedro Cury / Shimano

Entre os brasileiros confirmados, estão alguns dos melhores do País, como Nataniel Giacomozzi, Markolf Berchtold, Lucas de Borba, Maicon Zottis e Eduardo Oliveira. Entre os estrangeiros, os destaques são: Santiago de Santiago, vencedor da etapa argentina de 2013, em La Falda, e Mario Jarrin, campeão na abertura desta temporada, em Bariloche.

Nataniel Giacomozzi - Pedro Cury / Shimano
Nataniel Giacomozzi – Pedro Cury / Shimano

Dez vezes campeão argentino, Santiago de Santiago relata suas experiências no Parque Unipraias, local do Open Shimano. “Sou bastante familiarizado com a pista de Balneário Camboriú. Como espectador, assisti a primeira Copa do Mundo, em 2005, e foi impressionante acompanhar meus ídolos e vê-los andando em um circuito no qual pude disputar a Copa do Mundo e o Pan-Americano alguns anos depois. Em ambas oportunidades me senti bem, física e tecnicamente. Espero fazer uma grande prova no fim de semana”, conta Santi.

Atual líder da elite, Mario Jarrin também elogia o circuito e destaca a organização da competição sul-americana. “O circuito de Camboriú é incrível, principalmente porque a chegada é à beira-mar, literalmente. O lugar em si é fantástico e a pista é técnica, com pedras, saltos e muitos detalhes a serem superados. Sei que teremos pela frente uma corrida muito dura, principalmente porque os atletas locais competem e treinam muito por lá. De qualquer forma, os estrangeiros vão dar trabalho”, conta o confiante ciclista equatoriano.

Mario Jarrin - Foto: Martin Maroto Pereyra / Open Shimano
Mario Jarrin – Foto: Martin Maroto Pereyra / Open Shimano

“A realização de um evento como o Open Shimano é algo muito bom, principalmente para os pilotos do continente, porque é o único com nível internacional. A organização é excelente, a pista tem alto nível e os melhores atletas latinos estão competindo”, completa.

O Open Shimano Latino América é patrocinado pela Shimano e organizado pela Federação Catarinense de Ciclismo. A Shimano oferece o serviço de suporte neutro aos participantes, disponibilizando apoio mecânico. O evento conta com apoio do Parque Unipraias, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú e Fundação Municipal de Esportes, além do Corpo de Bombeiros Militar e Policia Militar, ambos de Santa Catarina.

Programação

Sexta-feira – 19/9

  • 9h às 18h – Confirmação das inscrições
  • 10h às 12h – Treinamentos
  • 14h às 17h – Treinamentos

Sábado – 20/9

  • 9h às 12h – Treinamentos
  • 14h às 17h – Classificação

Domingo – 21/9

  • 9h às 12h – Treinamentos
  • 14h às 17h – Finais
  • 17h30 – Premiação

Serviço

Open Shimano – Etapa Brasil

  • Data: 20 e 21 de setembro
  • Local: Parque Unipraias, Balneário Camboriú (SC)
  • Endereço: Praia das Laranjeiras, Av. Normando Tedesco, Barra Sul
  • Mais informações
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização