26 de abril de 2024
Rafael Andriato e Murilo Fischer são apostas da Seleção - Foto: Pressesport

Seleção de Ciclismo de Estrada embarca para a disputa do Mundial na Espanha

Equipe brasileira estará competindo com doze atletas. Competição acontece entre os dias 20 e 28 de setembro

Com doze ciclistas selecionados, a Seleção Brasileira de Ciclismo de Estrada embarca neste sábado (20) para a Espanha, onde estará disputando o Campeonato Mundial na cidade de Ponferrada. O evento terá a sua abertura oficial no sábado, e segue até domingo (28). Os brasileiros entram na disputa a partir da próxima terça-feira (23).

Após um longo período de preparação, a seleção contará com representantes nas categorias Elite masculino e feminino, Junior masculino e feminino e Sub-23 masculino. Grande parte da equipe fez uma preparação especifica através do Projeto de Intercâmbio da Confederação Brasileira de Ciclismo, que enviou os ciclistas para o Centro Mundial de Ciclismo, na Suíça.

Os ciclistas profissionais Rafael Andriato e Murilo Fischer, que moram na Europa e competem nas principais provas da Elite do calendário mundial, comandam o grupo que ainda terá outros dez atletas: Cristian Egidio, na categoria Elite masculino; Clemilda Fernandes, Flávia Fernandes e Uenia Fernandes, na Elite feminino; Caio Godoy e Carlos Henrique, na Sub-23 masculino; André Gohr e Rodrigo Quirino, na Junior masculino e Ana Paula Casetta e Renata Lopes na Junior feminino.

Defendendo o Brasil pela sexta vez em campeonatos mundiais, Rafael Andriato, vencedor de três etapas do Tour do Rio 2014, reconhece as dificuldades que serão encontradas na prova mais importante da temporada, mas afirma que estará no seu limite para representar o Brasil da melhor forma. “O mundial mais uma vez terá um percurso muito duro. Serão 4 mil metros de desnível em 252km de prova. Estou fazendo uma boa temporada, competindo bastante e para o Mundial estou me sentindo muito bem. Tenho treinado bastante e darei o meu meu maximo para conquistar um bom resultado para a seleção”, declarou Andriato.

O grupo estará sob o comando do técnico Cassio de Paiva, que terá a companhia dos dirigentes Marco Barbosa e Emerson Silva, do mecânico Evandro Oliveira e dos técnicos Alejandro Gonzales e Jean Jacques, do Centro Mundial de Ciclismo da UCI, que também estarão supervisionando a Seleção Brasileira no Mundial.

Para Cassio de Paiva, o circuito será bastante desgastante e terá uma longa quilometragem, mas a preparação foi realizada da melhor forma e grande parte da equipe se preparou na Europa, justamente para se habituar a este estilo de prova.

“O mundial acontece com provas bastante seletivas e percursos extremamente duros. Sabemos das dificuldades que iremos encontrar, mas fizemos uma boa preparação, com a maioria dos atletas treinando e competindo na Europa, através do Projeto de Intercâmbio da CBC. Nosso objetivo será manter toda a atenção possível no posicionamento, procurando estar sempre no primeiro grupo e deixar que a prova faça a seleção natural dos melhores atletas”, comentou Cassio.

Calendário da seleção no Mundial

Terça-feira – 23 de setembro

  • Prova Contra-Relógio – Elite feminino
  • Prova Contra-Relógio – Junior masculino
  • Sexta-feira – 26 de setembro
  • Prova de Resistência – Junior feminino
  • Prova de Resistência – Sub-23 masculino

Sábado – 27 de setembro

  • Prova de Resistência – Junior masculino
  • Prova de Resistência – Elite feminino

Domingo – 28 de setembro

  • Prova de Resistência – Elite masculino

Fonte: Confederação Brasileira de Ciclismo

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização