Embora possua vantagens inegáveis ao facilitar a remoção e a instalação das rodas da bike, as blocagens ou quick-releases como são chamadas lá fora, podem ser um problema sério ao facilitar também o trabalho dos ladrões.
Como resultado, muitos ciclistas urbanos preferem utilizar o tradicional eixo sólido, cujas porcas só podem ser removidas por meio de ferramentas. Aos ciclistas que utilizam blocagens nas rodas de suas bikes, não restava alternativa a não ser utilizar uma corrente que pudesse envolver o quadro e as rodas para evitar roubos. Até agora…
Criado pelo engenheiro britânico Curtis Dorrington, o Quick Cap consiste em um cadeado oco que, uma vez instalado na blocagem da roda, impede sua remoção a menos que se utilize sua chave.
O cadeado é construído a partir de um corpo de alumínio anodizado, cujo interior abriga o mecanismo a prova d’água e de sujeira. Para utilizá-lo, basta encaixar a alavanca da blocagem em seu interior e fechar sua alça em torno da base do eixo da roda.
Uma vez em seu lugar, o cadeado torna impossível acionar a alavanca da blocagem, até que a mesma seja liberada pela chave do cadeado.
De acordo com Dorrington, cada Quick Cap pesa 51 gramas, e possui uma resistência de aproximadamente 900 Newtons. O cadeado está atualmente em fase de arrecadação de fundos para sua produção comercial. Atualmente, os interessados em sua compra podem acessar sua página no Kickstarter e pagar 31 dólares pelo par de cadeados.