24 de abril de 2024

Poloneses criam transmissão interna que substitui com vantagens o câmbio dianteiro

Ao contrário dos câmbios traseiros, que devido às inovações tecnológicas estão cada vez mais rápidos e precisos, os descarrilhadores dianteiros continuam desajeitados e lentos. Em um esforço para tornar as coisas mais rápidas e precisas, a empresa polonesa Efneo desenvolveu um sistema de transmissão planetária de três velocidades, que substitui com vantagens o tradicional câmbio dianteiro.

Efneo

Assim como na transmissão planetária Nuvinci utilizadas em bicicletas como a Visiobike, o Efneo Gearbox permite a troca de marchas mesmo sem que o ciclista esteja pedalando. Adicionalmente, como o sistema utiliza uma única coroa, a corrente permanece em uma posição lateral estática, o que faz com que as trocas de marcha sejam muito mais rápidas e precisas do que em um câmbio dianteiro tradicional.

Além disso, a nova transmissão, em conjunto com o câmbio traseiro, permite a utilização efetiva de todas as combinações de marcha, ao contrário do que ocorre nas transmissões comuns, onde deve-se evitar o cruzamento de corrente (coroa maior com pinhão do cassete maior e vice versa).

Efneo

O sistema de transmissão Efneo Gearbox oferece um raio de câmbio de 179%, e sua combinação de marchas equivale a de um pedivela equipado com coroas de 28 /40 /50 dentes.

Além de substituir com vantagens o conjunto pedivela / câmbio dianteiro, o novo sistema permite adicionar marchas facilmente a bicicletas do tipo singlespeed, bastando para isto substituir o pedivela das mesmas. O Efneo Gearbox possui um peso total de 400 gramas, e é ativado remotamente via trocador de marchas do tipo grip-shift instalado no guidão.

Segundo os desenvolvedores do sistrema, o Gearbox pode ser utilizado em praticamente qualquer bicicleta, embora sua utilização em mountain bike não seja recomendada.

O novo Efneo Gearbox deverá estar disponível no mercado europeu e norte-americano a partir de 2015, ao preço de 350 dólares.

Vídeo:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização