Proposta de ciclovia, com 13km ao longo do famoso rio poderá melhorar drasticamente a qualidade da ciclomobilidade da capital britânica
O consórcio River Cycleway Consortium Ltd, formado por arquitetos, engenheiros e designers londrinos apresentou na semana passada um ambicioso projeto que prevê a construção de uma ciclovia flutuante, com quase 13km de extensão, sobre um dos principais cartões postais de Londres, o Rio Tâmisa.
Com o nome de The Thames Deckway, a nova ciclovia irá interligar os distritos de Battersea, no oeste da capital, e Canary Wharf, situado na região leste, ao custo de 600 milhões de libras esterlinas (cerca de 2 bilhões de reais).
Apresentada como uma solução tanto para o tráfego como para a poluição, a obra permitirá que ciclistas evitem o trânsito e a poluição de um dos lugares mais movimentados de Londres, as regiões portuárias.
Segundo seus idealizadores, a ciclovia flutuante foi projetada para sofrer o mínimo de impacto causado pelo movimento das águas. Além dos ciclistas, pedestres também poderão utilizá-la. Com diversas rampas de acesso, pontos de parada e mesmo quiosques, cada ciclista pagará 1,50 libras de pedágio para utilizá-la. Já a energia para as luminárias viria de fontes sustentáveis como energia eólica e solar.
Caso aprovada pela prefeitura, a The Thames Deckway levará dois anos para ser construída.