16 de abril de 2024

Alerta: Câmera montada em capacete pode comprometer a segurança

Câmera de ação GoPro montada no capacete de Michael Schumacher pode ter sido responsável por gravidade da lesão cerebral no piloto de Fórmula 1 

Especialistas que investigam o acidente sofrido por Michael Schumacher constataram que o uso de câmeras de ação instaladas no capacete podem reduzir ou mesmo neutralizar sua eficácia. Segundo eles, a gravidade dos danos cerebrais no piloto de Fórmula 1  foi devido a uma câmera da marca GoPro instalada no capacete de Schumacher.

Embora esta não tenha sido a primeira vez em que foi aventada a hipótese de uma câmera de ação ter sido responsável pela gravidade dos ferimentos do piloto de Fórmula 1, pela primeira vez a marca GoPro foi especificamente citada. Com a notícia, as ações da empresa no mercado de ações caiu 10% nesta última segunda-feira (13).

Segundo o comentarista francês de Fórmula 1, Jean-Louis Moncet, em entrevista à rádio Europe 1, o problema com Schumacher não foi a queda em si, mas a montagem da câmera no capacete, que causou uma ruptura no capacete, o que comprometeu seu cérebro.

Capacete de Schumacher ficou completamente destruído com o acidente
Capacete de Schumacher ficou completamente destruído com o acidente

Um artigo escrito pela jornalista Alexandra William no jornal britânico The Telegraph, escrito pouco tempo após o acidente, relatou que o capacete de Schumacher foi esmagado durante a queda, enquanto que a câmera e sua montagem. Segundo os especialistas entrevistados, “um objeto sólido situado entre o capacete e a região de colisão pode comprometer sua estrutura”.

Técnicos da ENSA, a Federação Francesa de Esqui e Escalada estão desde o acidente conduzindo testes para determinar se a presença de um objeto sólido como uma câmera de ação poderia comprometer a eficiência do capacete.

“O capacete de Schumacher ficou completamente destruído, se dividido em duas partes. Nós analisamos cada pedaço do capacete a procura de falhas no material, mas nada foi constatado”, disse um dos especialistas da ENSA.

“Mas então, por que o capacete literalmente explodiu no impacto? Aí entra a questão da câmera. Estamos agora trabalhando para verificar se a câmera teria enfraquecido a estrutura. Até agora, tudo indica que sim”, completa.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização