19 de abril de 2024

Ampy, a bateria portátil que se recarrega com o nosso movimento

Uma invenção criada por três engenheiros da Northwestern University, em Illinois, Estados Unidos promete acabar com um problema recorrente para ciclistas que utilizam equipamentos eletrônicos em suas pedaladas.

A Ampy é uma bateria portátil, com capacidade de 1.000 mAh, capaz de se auto recarregar, através do movimento do usuário, proporcionando energia elétrica de emergência para os dispositivos eletrônicos (smartphones, GPS, iluminação etc.) que levamos em nossas bikes. De acordo com seus criadores, a Ampy pode recarregar-se  totalmente com apenas 30 minutos de corrida ou 1 hora de pedalada.

Ampy

O funcionamento desta nova bateria portátil de emergência é extremamente simples. Basta prendê-lo, através de uma cinta elástica fornecida com o aparelho, no braço ou na perna do usuário. A energia cinética provocada pelo movimento fará com que o Ampy seja recarregado automaticamente. Após a carga estar completa, basta conectá-lo ao aparelho eletrônico mediante um simples cabo mini USB.

Para monitorar o carregamento da bateria e, de quebra, fornecer algumas informações úteis ao usuário, como a quantidade de calorias gastas, são disponibilizadas através de um aplicativo para smartphones que se comunica com o Ampy remotamente.

Ampy

Embora a capacidade máxima deste novo acessório seja considerada pequena (1.000 mAh), considerando que atualmente a maioria dos dispositivos eletrônicos do mercado utilizam baterias de maior capacidade, é importante lembrar que trata-se de uma bateria de emergência e não uma fonte de energia permanente.

Para viabilizar a produção comercial do Ampy, seus criadores estão lançando uma campanha de arrecadação de fundos via Kickstarter. Com uma meta inicial de arrecadar a quantia de 100.000 dólares, este projeto já superou as expectativas, sendo que as primeiras unidades estarão disponíveis para venda a partir de junho de 2015.

Ainda segundo seus desenvolvedores, a Ampy deverá ser comercializada pelo preço de 125 dólares, valor que inclui, além da bateria, um case flexível e uma cinta elástica para prendê-lo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização