19 de abril de 2024

Fundador da Time Sport, Roland Cattin, morre aos 65 anos

Empresário francês era considerado o “pai” dos modernos sistemas de pedais de encaixe utilizados no ciclismo de estrada

Roland Cattin, proprietário e fundador da empresa francesa de bicicletas e pedais Time Sport, morreu neste último domingo (19), vítima de ataque cardíaco, enquanto fazia uma de suas atividades mais queridas: pedalar com sua mulher.

Juntamente com seu sogro, Jean Beyl, Cattin foi um dos principais desenvolvedores dos sistemas de pedal de encaixe (clipless), ao criar, em conjunto com a empresa francesa Look o atual padrão de pedal automático utilizado no mercado de bicicletas de estrada. O sistema, criado em 1987, revolucionou a integração entre ciclista e bicicleta, tornou-se um sucesso mundial ao ter sua eficiência comprovada nas principais provas mundiais, ao ser utilizado por campeões como Pedro Delgado, Greg Lemond e Miguel Indurain, entre outros.

Com o passar dos anos, a Time incrementou sua gama de produtos, ao tornar-se uma das pioneiras na utilização da fibra de carbono na construção de quadros para bicicletas.

Cattin, que tinha 65 anos, era dono de uma compleição atlética invejável e uma personalidade forte, era um defensor incondicional da engenhosidade francesa, expressando publicamente, sempre que podia, sua opinião contrária a atual supremacia mercadológica dos produtos fabricados na China e em Taiwan.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização