23 de abril de 2024
Nataniel Giacomozzi

3ª etapa do Shimano Brasil Enduro Series acontece neste fim de semana

Terceira e última etapa da primeira competição de Enduro Mountain Bike com abrangência nacional reunirá 180 ciclistas nos dias 1º e 2 de novembro no Vale do Paraíba (SP)

Uma das principais cidades turísticas do interior de São Paulo, Campos do Jordão receberá nos dias 1º e 2 de novembro os principais ciclistas de Enduro MTB (Mountain Bike) do País. No município do Vale do Paraíba, a 180 km da capital, v, que vem conquistando mais adeptos entre os amantes da bicicleta nos últimos dez anos.

Ronny Renke em Urubici no Shimano BES - Foto: Rodolfo OliariAtuais líderes da Pro, Nataniel Giacomozzi (Manoel Marchetti), com 1100 pontos, e Ronny Renke (Soul Cycles / Shimano), com 920, na primeira e segunda colocações, respectivamente, polarizam a disputa pelo título. Porém, pilotos como Thiago Velardi (Bike Tech Jardins), Guilherme Renke (Soul Cycles / Shimano), Thiago Boaretto (Viper), Bernardo Cruz (GT Bicyles), responsáveis por elevar o nível técnico da competição, entre outros, estão confirmados na decisão da temporada.

Líder com 220 pontos à frente de Ronny, restando 600 a serem disputados, o catarinense Nataniel Giacomozzi está em sintonia com sua bike de Enduro e pronto para brigar pelo título inédito em sua carreira. “Pedalei mais de 1.600km este ano com minha bicicleta de Enduro. A cada treino sinto as melhoras ao baixar meu tempo nas trilhas”, destaca ‘Nata’. “Estou bem preparado física e tecnicamente. Vou acelerar o máximo, focando a prova. É o sonho de qualquer atleta ser o primeiro campeão brasileiro de Enduro e fazer parte dessa história”, conclui.

O carioca Ronny Renke vive a expectativa de chegar à decisão como principal perseguidor na briga pelo troféu da temporada. “No início do campeonato jamais imaginei que chegaria na última etapa brigando pelo título, ainda mais com o Nata. Meu estilo de pilotagem sempre foi mais constante e menos agressivo. Foi essa regularidade que me proporcionou chegar à atual posição”, lembra.

Ronny aproveita para convidar os amantes da bicicleta para acompanhar a final em Campos do Jordão. “A última etapa promete ser muito acirrada. Os melhores atletas do Brasil estarão presentes e o título está em jogo. Espero que todos possam vivenciar o ‘espírito endureiro’, torcendo pelos atletas e subindo as trilhas, porque é lá que a diversão rola e o pedal come solto”, destacou.

Campeão da abertura chega à final com motivação extra – Vencedor da primeira etapa do Shimano Brasil Enduro Series, em Itaipava (RJ), no mês de maio, Bernardo Cruz chega com tudo para a decisão em Campos do Jordão. Mesmo com remotas chances de título, uma vez que não disputou a prova intermediária, em Urubici (SC), Bernardo é um dos fortes candidatos ao título, após vencer a última etapa do Campeonato Mundial de Downhill Urbano, em Taxco, México.

Bernardo Cruz no Mundial de Downhill Urbano - Foto: Dave Trumpore
Bernardo Cruz no Mundial de Downhill Urbano – Foto: Dave Trumpore

“Acabo de chegar em casa após a viagem que fechou a minha temporada no exterior com chave de ouro. Com o título em Taxco, finalizei o Mundial no quarto lugar geral, sem competir na etapa de Bratislava, Eslováquia. Volto para o Brasil e já começo a pensar na final do Shimano BES, em Campos do Jordão. Irei com tudo”, antecipou o ciclista de Ouro Preto (MG).

Ranking Pro no Shimano BES

  1. Nataniel Giacomozzi: 1.100 pontos
  2. Ronny Renke: 920 pontos
  3. Thiago Velardi: 640 pontos
  4. Guilherme Renke: 620 pontos
  5. Thiago Boaretto: 620 pontos
  6. Bernardo Cruz: 600 pontos
  7. Diego Neumann: 600 pontos
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização