20 de abril de 2024
Centro de Lillestrøm, Noruega - Foto: Benjamin Linh Vu

Moradores de cidade na Noruega são pagos para pedalar

Medida visou incentivar a população a deixar seus carros em casa

A administração municipal da pequena cidade norueguesa de Lillestrøm, no sul do país, encontrou uma maneira incomum de incentivar os moradores da região a deixarem seus carros em casa.

Os moradores que optaram por utilizar a bicicleta ou caminhar em algumas ruas da cidade foram recompensados financeiramente. O valor, de cerca de 35 reais foi pago apenas por apenas algumas horas – tempo suficiente para não levar a cidade a falência.

A iniciativa, denominada “pedágio inverso”, foi consequência de uma pesquisa, que levantou alguns dados interessantes em relação à economia da cidade. Os dados mostravam que os modelos de transporte mais ativos são melhores financeiramente para o governo: economia de oito dólares por quilômetro via caminhada e quatro dólares por quilômetro via pedaladas.

Esses números foram usados durante a campanha realizada em uma das ciclovias da cidade, que buscou incentivar o uso da bike. Segundo Ole Jacob Flætene, prefeito de Lillestrøm, além da questão da saúde pública e das questões ambientais, a iniciativa faz com que os moradores reflitam sobre como o uso da bicicleta e da caminhada como meios de locomoção podem trazer um bom retorno financeiro.

Além dessa iniciativa, a cidade está construindo uma rede de ciclovias e uma série de estações de reabastecimento para veículos movidos a hidrogênio.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização