26 de abril de 2024

Aplicativo de hospital britânico dá dicas de primeiros socorros para ciclistas

Uma recente pesquisa criada pelo hospital londrino St. John Ambulance constatou que, em caso de acidente envolvendo um ciclista, via de regra outros ciclistas são os primeiros a prestar socorro. Segundo a instituição, por se solidarizar mais com a vítima, o tempo de reação de um ciclista ao ocorrido é cerca de três vezes menor que a dos motoristas.

Partindo desta constatação, o hospital, que é referência na Europa no atendimento de pronto-socorro, lançou o aplicativo First Aid For Cyclists (Primeiros Socorros Para Ciclistas), desenvolvido com a estreita colaboração de médicos especializados em traumas causados por acidentes de bicicletas.

St John Ambulance

Segundo o St. John Ambulance, o aplicativo vai muito além dos curativos básicos. “Nosso aplicativo é voltado a capacitar o crescente número de ciclistas de maneira rápida e eficaz a socorrer um ferido. Todo ciclista deveria ter a mesma preocupação em aprender primeiros socorros tanto quanto se preocupa em levar um kit de reparos para pneus”, disse o Dr. Ashley Sweetland, responsável pela unidade de atendimento à ciclistas do St. John Ambulance.

Didático e com diversas imagens, o usuário terá a sua disposição diversos procedimentos para lidar, por exemplo, com lesões na cabeça, fraturas de diversos tipos de ossos e sangramentos.

O First Aid For Cyclists é disponibilizado nas plataformas Android e iOS, em inglês, é de simples operação, separando por localização os ferimentos e dando instruções ilustradas de como proceder em caso de, por exemplo, lesões na cabeça, fraturas de diversos tipos de ossos e sangramentos. As dicas são bem interessantes, utilizando por vezes acessórios e peças disponíveis para improvisar talas e ataduras, como câmaras de ar e o selim da bicicleta.

St John Ambulance

Embora de grande utilidade para ciclistas de todo o mundo, desde que dominem o idioma inglês, ficou devendo uma versão multilíngue com o nosso bom e velho português. Quando isto ocorrer, será, em nossa opinião, uma dos aplicativos essenciais para todos os cilistas, sejam eles de estrada, urbanos ou de mountain bike.

Excelente guia de bolso para situações de emergência

Interface
Velocidade
Facilidade de uso
Preço

Bom!

Aplicativo de grande utilidade para quem possui conhecimento de inglês. Faltou uma tradução para a língua portuguesa

O aplicativo First Aid For Cyclists está disponível para download gratuito para as plataformas Android e iOS. Para baixá-lo, clique em um dos ícones abaixo:

app-store

google-play

Sobre o autor

André Ramos é editor do website MTB Brasília
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização