28 de março de 2024

Rodas da Paz inicia a 10ª edição da campanha Doe Bicicleta

A campanha Doe Bicicleta, promovida pela organização não-governamental Rodas da Paz, está de volta, em sua décima edição. Realizada ao final de cada ano, a campanha tem por objetivo arrecadar bicicletas paradas ou abandonadas, reformá-las e distribuí-las para uma série de ações sociais em todo o Distrito Federal.

Desde que foi lançada há 10 anos, o Doe Bicicleta já arrecadou, consertou e doou cerca de 5.000 bicicletas. Parte das doações é voltada para atender alunos carentes em escolas localizadas em áreas rurais e instituições sociais diversas; outra parte é encaminhada para aos Correios, para atender às cartas ao Papai Noel enviadas por crianças; algumas bicicletas têm suas peças reaproveitadas para criar bicicletas adaptadas a portadores de necessidades especiais; e outras são utilizadas em projetos de geração de renda e cursos de mecânica básica para jovens.

Segundo a Rodas da Paz, é possível colaborar com a campanha de 3 formas:

Doando recursos para a construção do galpão onde serão armazenadas as bicicletas

A Rodas da Paz trabalha em conjunto com diversos parceiros nas coletas das bikes e recursos para cobrir os custos de conserto e peças para reformá-las. Porém, com o crescimento das doações nos últimos anos, surgiu a necessidade de se construir um galpão para armazenar as bicicletas doadas ao longo do ano, protegendo-as do tempo e das chuvas até que sejam reparadas.

Com o galpão, a ser construído em Vicente Pires, será possível abrigar bicicletas durante todo o ano e permitir que sejam consertadas de maneira constante.

As doações são captadas através do sistema PagSeguro, através do site da Rodas da Paz. O objetivo é atingir a meta até 16 de dezembro. Todo o recurso além do que for arrecadado para produção do galpão será destinado para a compra de mais peças para conserto das bicicletas e para a produção do material educativo da ONG utilizado em eventos, palestras em escolas e outras ações sociais.

Doando uma ou mais bicicletas novas ou usadas

Se você tem uma bicicleta parada e sem uso e quer doar para a campanha, basta preencher o cadastro de doação e aguardar o agendamento para a coleta, que acontece sempre aos sábados

Conversando com o síndico do seu condomínio para que mobilize os moradores para doar as bicicletas abandonadas nos bicicletários, garagens e PCs de seu prédio

E se você mora em um prédio ou condomínio com bicicletas abandonadas no bicicletário, converse com o síndico e ajude a arrecadar ainda mais bicicletas. A Rodas da Paz preparou um cartaz da campanha e uma carta ao síndico para facilitar essa mobilização.

Vídeo:

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização