Conheça a D-Fix, a roda traseira que ao ser removida, mantém o cassete acoplado ao quadro da bicicleta
O inventor belga Jan Deckx criou um novo sistema de roda traseira para bicicletas que poderá revolucionar o mercado. Trata-se do D-Fix, uma roda cujo conjunto cassete/freehub fica acoplado diretamente no quadro da bike, facilitando assim sua retirada durante eventuais reparos.
Uma das maiores problemas de se remover a roda traseira de uma bicicleta durante um reparo é a necessidade de se colocar a corrente na menor engrenagem do cassete antes de retirar a roda. Além de facilitar a remoção, isto é feito para não forçar o câmbio traseiro, que pode ter sua gancheira empenada e comprometer o conjunto transmissor. Embora não seja uma tarefa das mais complicadas, isto pode significar preciosos segundos perdidos durante uma prova ou competição.
No sistema D-Fix, a roda traseira é removida independentemente do cassete/freehub, o que dispensa a necessidade de alterar a marcha da bike durante a operação e, de quebra, mantém limpas as mãos do ciclista, que não precisa mais ficar manipulando a corrente.
A invenção não apenas facilita a retirada da roda como também facilita operações de limpeza e conservação e ainda preserva a integridade do quadro, já que a corrente não fica raspando no mesmo.
O mecanismo utiliza uma blocagem especial, cujo eixo passa pelo centro do cassete/freehub e o fixa ao dropout direito do quadro. Confira o vídeo abaixo:
Embora ainda em fase de protótipo, a invenção possui um grande potencial de utilização caso venha a ser produzido industrialmente. No momento, Jan Deckx está a procura de investidores para viabilizar a comercialização de sua criação.