24 de abril de 2024
Foto: Maximiliano Blanco / Shimano

Equipe Shimano Sports Team celebra resultados de seus atletas em seu ano de estreia

Lançada em abril deste ano, equipe coleciona vitórias e resultados expressivos no ciclismo, paraciclismo e triatlo

O Shimano Sports Team, grupo com mais de 30 atletas patrocinados pela marca japonesa no Brasil, foi apresentado em abril de 2014, início de uma história de sucesso escrita com suor, eficiência e vitórias logo nos primeiros meses. Na temporada de estreia, títulos expressivos foram conquistados pelos ciclistas em várias modalidades, incluindo triatletas e paraciclistas Shimano.

“Quando criamos o Shimano Sports Team, pensamos em primeiro lugar no atleta. As dificuldades em viver ‘do e para’ o esporte são muitas, portanto queremos transformá-los em ídolos e heróis, o que é importante para o futuro do esporte. Queremos fazê-los sentirem-se homenageados como parte de um projeto inovador que oferece além de peças, informação e estrutura como treinamento de produtos, de mídia e apoio técnico da Shimano em competições no Brasil e no mundo”, enaltece Vanessa Srna, coordenadora de marketing esportivo Shimano.

Entre as equipes patrocinadas pela empresa, destacaram-se nesta temporada a Ironage/Colner/Shimano, no Ciclismo de Estrada; a Vemex/Shimano/CCSJC/UNIVAP, no Paraciclismo; a LM/Shimano no MTB Cross Country e a Shimano Soul Enduro Team, no Enduro. Atletas como Renato Rezende e Julia Alves, ambos no BMX; Bernardo Cruz, piloto de MTB Downhill e o triatleta Fabio Carvalho, cumpriram suas metas em 2014. Alguns desses atletas já têm objetivo definido para os próximos dois anos: Rio 2016.

Renato Resende - Foto: COB / Divulgação
Renato Resende – Foto: COB / Divulgação

“Também queremos mostrar nossa colaboração com o momento do País, que irá sediar uma Olimpíada, ajudando estes atletas a dedicarem-se ao sonho olímpico e brigar por medalhas nos Jogos Rio 2016. O Shimano Sports Team é hoje uma marca forte para o atleta e referência em esforço pelo futuro do esporte”, constata Vanessa Srna.

Equipes destaque em 2014 – A Ironage/Colner/Shimano colecionou troféus nas duas principais provas da temporada. No Tour do Rio, conquistou os títulos por equipes e por pontos, com Cristian Clavero, além do vice-campeonato no sub-23, com Peteron Tozzi. A equipe também teve importantes resultados no Tour do Brasil, em São Paulo. João Gaspar, o “Canibal”, levou para casa as taças de montanha e sub-23, antes de passar por temporada na Europa.

Clavero vibra com vitória no Tour do Rio - Foto: Divulgação
Clavero vibra com vitória no Tour do Rio – Foto: Divulgação

No Paraciclismo, a Vemex/Shimano/CCSJC/UNIVAP também viveu ótimo ano. Conquistou o tetracampeonato brasileiro com a paranaense Jady Malavazzi, que também representou o País em provas internacionais. Josimar Sena se recuperou de uma lesão sofrida em março e terminou a temporada com o vice-campeão do Vale Paraibano, terceiro no Paulista e quarto na Copa Brasil de Paraciclismo, totalizando 10 medalhas ao longo da temporada.

Jady Malavazzi e Josimar Sena - Foto: Evandro Queiroz / Fünfsports
Jady Malavazzi e Josimar Sena – Foto: Evandro Queiroz / Fünfsports

No MTB, a LM/Shimano obteve resultados relevantes, com seus três atletas campeões mineiros no ano. Isabella Lacerda, uma das principais candidatas a representar o Brasil no Rio 2016, garantiu os títulos da temporada da Copa Internacional de MTB e do Campeonato Brasileiro de XCO, enquanto Guilherme Muller foi campeão sub-23 da CIMTB e quinto colocado geral. Marcelo Cândido encerrou a principal competição de Cross Country do continente na quarta posição, a CIMTB, e vice no Shimano Short Track.

Os irmãos Ronny e Guilherme Renke, do Shimano Soul Enduro Team, disputaram a primeira edição do Shimano Brasil Enduro Series, competição pioneira da modalidade no Brasil. Enquanto Ronny subiu no pódio geral, garantindo o posto de terceiro melhor ciclista de Enduro no País, Guilherme concluiu sua participação na sétima colocação após as três etapas: Itaipava (RJ), Urubici (SC) e Campos do Jordão (SP).

Destaques individuais do Sports Team – Também em campanha olímpica para o Rio 2016, Renato Rezende (Nissan/Chase) foi o melhor brasileiro no ranking mundial deste ano, com a nona colocação. Rezende levou o título do Brasileiro de BMX, em Americana (SP), sexto no Campeonato Mundial de 2014, vice do Pan-Americano e ainda obteve suas melhores colocações na Copa do Mundo, a UCI BMX Supercross. Foram dois quintos lugares, em Berlin (ALE) e Santiago del Estero (ARG). O ótimo trabalho coroou o carioca com o Prêmio Brasil Olímpico 2014 na sua modalidade.

O triatleta Shimano, Fábio Carvalho (FAB/Mizuno), destacou-se por vencer uma das quatro provas de Ironman disputadas no Brasil anualmente. O paulista foi campeão do 70.3 de Foz do Iguaçu ao completar os 113 km do desgastante desafio em 4h00min43. No Troféu Brasil de Triatlo, foi vice-campeão da segunda etapa de 2014.

No Brasil, o mineiro Bernardo Cruz (GT Bicycles/Red Bull) conquistou o título do Downhill em Ipatinga (MG) e o vice-campeonato nacional, mas foi no exterior sua conquista mais importante: o título da etapa mexicana do Mundial de Downhill Urbano, finalizando a temporada em quarto lugar geral da competição.

Com apenas 18 anos, Julia Alves (GiosBr) mostrou que é uma das ciclistas mais promissoras do País. Semifinalista do Campeonato Mundial de 2014, na Holanda, encerrando a principal competição do mundo em 14º lugar, foi vice no Torneio Internacional de Ambato, no Equador e terceira no Brasileiro, já como atleta de Elite. Como líder do Paulista, recebeu o Guidão de Ouro em 2014.

Crowdfunding – O ultraciclista Claudio Clarindo, integrante do Shimano Sports Team e um dos ‘heróis’ de carne e osso do grupo (pelos desafios extremos que enfrenta para promover o esporte e a bicicleta), promoveu em 2014 uma ação de Crowdfunding para obter recursos para sua quinta participação na temida Race Across America (RAAM), em 2015. Trata-se de uma das provas de ciclismo de ultramaratona mais difíceis do mundo.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização