29 de março de 2024
Abertura de 2014, realizada em Itaipava (RJ) - Foto: Ximiti / Divulgação

Brasil Enduro Series define seu calendário para a temporada 2015

Competição pioneira no País de Enduro MTB terá quatro etapas, sendo uma válida pelo Monten Baik Enduro Latam Series

Competição pioneira de Enduro MTB com abrangência nacional, o Brasil Enduro Series já tem datas definidas para 2015, com duas novidades. Diferentemente da temporada de estreia, o evento contará com quatro etapas, uma a mais do que a primeira edição. A prova adicional será válida pelo Monten Baik Enduro Latam Series, com 450 vagas e presença de atletas do EWS – Enduro World Series. A competição latino-americana terá ainda disputas na Argentina e no Chile, além de Pomerode (SC).

Público acompanha prova em Campos do Jordão (SP) - Foto: Shimano / Divulgação
Público acompanha prova em Campos do Jordão (SP) – Foto: Shimano / Divulgação

A abertura será entre 28 de fevereiro e 1º de março, no estado de Minas Gerais, com local a ser definido em breve pela organização. A segunda etapa, contando pontos para o ranking do BES e também para o Monten Baik Enduro Latam Series, será de 18 a 21/06, em Pomerode. Em agosto, nos dias 15 e 16, Urubici (SC) volta a receber a competição, assim como Itaipava (RJ) que encerrará a temporada nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.

Em seu primeiro ano, o Brasil Enduro Series atingiu seus dois principais objetivos: fomentar o esporte recém-chegado ao País e apresentar a modalidade para os praticantes de outras vertentes do Mountain Bike, como o Cross Country e o Downhill. Com cerca de 200 participantes na decisão, em Campos do Jordão (SP), a competição teve a abertura em Itaipava, em maio. A etapa intermediária foi disputada em Urubici, em agosto.

Os campeões da temporada de estreia foram: Nataniel Giacomozzi, na Pro, Luiz Felipe Viani, na Expert, e no Feminino o lugar mais alto do pódio foi de Beatriz Ferragi, vencedora das três provas; Nas categorias masters, tornaram-se campeões nacionais André Melo de Matos (Master 1), Gustavo Henrique de Amorim (Master 2) e Helio Nassaralla (Master 3); Robert Marent, campeão Sênior, e Jonas Ziel, na Amador, completam o seleto time de vencedores nacionais.

Etapa de Urubici (SC) - Foto: Shimano / Divulgação
Etapa de Urubici (SC) – Foto: Shimano / Divulgação

A Modalidade – O Enduro MTB nasceu há mais de dez anos na Europa, para em seguida ter um ‘boom’ nos últimos três anos e vir para o continente americano, onde se populariza cada vez mais. A modalidade é uma união de duas vertentes do Mountain Bike, o Cross Country (XC) e o Downhill (DH), retornando às origens do esporte, com grandes deslocamentos em terrenos desafiadores e pouco explorados. Enquanto no XC os atletas se destacam pelo forte condicionamento físico para enfrentar grandes distâncias, no DH a técnica e ‘know-how’ para as descidas é o que faz a diferença.

Campeões da temporada

  • Pro: – Nataniel Giacomozzi
  • Expert Luiz Felipe Viani
  • Master 1 – André Melo de Matos
  • Master 2 – Gustavo Henrique Neves
  • Master 3 – Helio Nassaralla
  • Sênior – Robert Marent
  • Feminina – Beatriz Ferragi
  • Amador – Jonas Ziel
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização