19 de abril de 2024

BarBra, o ‘sutiã’ para guidão que mantém suas mãos aquecidas no inverno

No Canadá, um país onde as condições climáticas podem ser um verdadeiro inferno gelado para os ciclistas, uma curiosa invenção em forma de sutiã promete aumentar o conforto daqueles que corajosamente enfrentam o frio pedalando.

Trata-se do BarBra, uma capa feita em material isolante térmico que, colocada no guidão da bicicleta protege as mãos do ciclista, evitando o risco de congelamento.

O raciocínio por trás da criação deste curioso produto é que quando pedalamos, as mãos, ao contrário das pernas, permanece imóvel por longos períodos de tempo, diminuindo o fluxo sanguíneo na região. Com isto, as mãos ficam mais expostas ao frio intenso que outras partes do corpo, mesmo com o uso de luvas. Com a exposição prolongada, sintomas como dormência e perda de sensibilidade vão surgindo, levando inevitavelmente ao processo de congelamento.

Segundo seus inventores, a capacidade aerodinâmica do BarBra – junção das palavras Bar (guidão) e Bra (sutiã) – permite desviar o vento gelado, mantendo as mãos em uma temperatura agradável. Embora a questão “aerodinâmica” tenha um certo questionamento, não há dúvidas que o produto adicione uma boa dose de proteção térmica. Além de proteger o ciclista, o BarBra ajuda a proteger as manetes de freio e passadores da corrosão causada por respingos de sal, comumente jogado no asfalto para derreter o gelo.

Além destas virtudes, o produto garante também o aumento da visibilidade do ciclista. Afinal, não é todo dia que vemos alguém pedalando com um sutiã de cores berrantes preso ao guidão…

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização