24 de abril de 2024
Sapatilha SH‐M163G: Edição limitada

Shimano lança sapatilha e pedal em comemoração aos 25 anos do sistema SPD

Em 1990, a marca japonesa Shimano surpreendeu o mundo do ciclismo com o lançamento dos pedais de encaixe M737 e das sapatilhas M100, iniciando uma verdadeira revolução no mountain bike.

Ao contrário dos modelos clipless utilizados em ciclismo de estrada, o novo sistema SPD (Shimano Pedaling Dynamics) fazia uso de um taquinho que ficava dentro de uma cavidade no solado da sapatilha, permitindo assim que o ciclista pudesse caminhar em situações de ‘empurra-bike’.

Sapatilha Shimano SH-M100 de 1990
Sapatilha Shimano SH-M100 de 1990

Após 25 anos de evolução, muita coisa mudou em relação ao sistema SPD original, Problemas como travamento e peso foram resolvidos com a utilização de novo design e novos materiais, proporcionando uma maior evacuação do barro e da lama, além de uma clipagem mais rápida e cômoda.

Juntamente com o desenvolvimento dos pedais, o design das sapatilhas também evoluiu. A Shimano foi uma dos primeiros fabricantes a utilizar o sistema de fechamento rápido milimétrico e a fibra de carbono como material da entressola, garantindo assim uma plataforma rígida de pedalada sem acréscimo de peso. A introdução das tecnologias Custom‐Fit, Dynalast e Torbal, exclusivas da marca japonesa, transformaram as sapatilhas Shimano em referência de qualidade e eficiência.

Para comemorar os 25 anos do sistema SPD, a Shimano lançou uma edição limitada dos pedais PD-M530C e das sapatilhas SH‐M163G. Trata de um pedal SPD de dupla face, perfeito para a utilização em XC e Trail. Já as novas sapatilhas SH‐M163G, uma variante do modelo SH‐M163, são destinadas à prática do Trail / Enduro. Entre suas características, destacam-se o sistema de fechamento rápido Cross‐X, que reduz os pontos de pressão sobre os pés, além, da tecnologia Torbal na entressola, que garante um, maior controle e confiabilidade nas descidas.

Novo pedal PD-M530C
Novo pedal PD-M530C

Segundo a Shimano, os novos modelos estarão disponíveis a partir de maio deste ano. Os preços ainda não foram divulgados.

Sapatilla SH‐M163G

  • Tamanhos: 38 a 48
  • Cor: Gris (edição limitada)
  • Peso: 728g (tamanho 40)

Pedal PD‐M530C

  • Cor: Preta (edição limitada)
  • Peso: 455g
error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização