27 de abril de 2024

Novo sistema de engate promete encher pneus de forma rápida e fácil

Cabeça de bomba de ar Rapido Pro é compatível com válvulas Presta e Schrader sem a necessidade de adaptadores e troca de peças

Qual o ciclista que nunca teve problemas com as complicadas e muitas vezes ineficientes cabeças de bombas de ar durante um reparo de emergência no meio da pedalada ou mesmo em uma simples manutenção de rotina em casa?

Embora vários fabricantes de bombas de ar desenvolvam seus produtos visando a máxima eficiência e precisão, via de regra, a tarefa de conectar a cabeça deste acessório nas válvulas de ar de câmaras ou pneus tubeless é uma tarefa chata, que não raras vezes exige a desmontagem de peças ou o uso de adaptadores, isto sem falar no risco de se danificar as frágeis válvulas de ar.

Uma pequena empresa startup da cidade de San Diego, na Califórnia pretende inovar o mercado de acessórios para bicicletas com uma nova cabeça de bomba pneumática que permite o engate em menos de 0,5 segundos, de forma fácil e sem a necessidade do uso de adaptadores, independentemente do tipo de válvula.

A nova cabeça Rapido Pro utiliza um mecanismo de mola para o engate na válvula de ar. Seu princípio de funcionamento não poderia ser mais simples: Basta puxar a mola, conectar a cabeça na válvula e soltar a mola em seguida. Ao terminar a tarefa de inflar o pneu, basta puxar a mola novamente e retirar a cabeça da bomba. Ambas as operações podem ser realizadas com uma só mão.

Rapido Pro

 

A Rapido Pro é compatível com as válvulas de bico fino (Presta) e grossa (Schrader), sem a necessidade de desmontagem ou mesmo o uso de adaptadores.

Segundo seus desenvolvedores, a nova cabeça é compatível com qualquer modelo atual de bomba de ar que utilize mangueira.

Atualmente a Rapido Pro está em vias de aquisição de fundos através do website de crowdfunding Kickstarter para viabilizar sua produção em escala industrial, que deverá ocorrer ainda este ano.

error: Textos, fotos, artes e vídeos do site MTB Brasília estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização